Xbox Series X terá 3584 shader processors com GPU AMD

Especificação ultrapassa Radeon RX 5700 XT
Por Mariela Cancelier 31/12/2019 10:52 | atualizado 03/01/2020 18:14 Comentários Reportar erro

O Xbox Series X já foi anunciado como console de próxima geração e contará com SoC AMD para dar conta de poder de processamento. O console já é considerado como oito vezes mais potente que o Xbox One e tem o dobro do poder do Xbox One X. Entretanto, as especificações em relação à GPU do próximo videogame da Microsoft ainda não apareceram por completo, mas informações publicadas na página da AMD no Github podem nos dar uma noção do que está por vir.

Na semana passada, vários usuários descobriram um repositório no site Github que era, aparentemente, da AMD. Essa página contém todo o tipo de informação sobre os SoCs para o PlayStation 5 e também do Xbox Series X. Essa página da AMD no Github lista algumas características do SoC, entre elas o número de computer units (CUs), o que nos faz calcular que o Xbox Series X vai contar com 3584 shader processors em sua GPU.

Os dados publicados não eram muito fáceis de entender e havia muita informação de hardware, mas o pessoal do DigitalFoundry traduziu as publicações. Em resumo, o novo Xbox contaria com uma GPU com 56 unidades de computação a 1.675 GHz. Então, se há 64 shaders por unidade, a GPU vai contar com 3584 shaders processors no total. O que muda é o poder de processamento do console, quanto mais shaders, maior e melhor a capacidade de reproduzir iluminação e sombreado mais parecidos com a realidade.

- Continua após a publicidade -

Para comparação, a Radeon RX 5700 XT possui 40 computer units. Uma recente análise do DigitalFoundry das informações do novo console da Microsoft mostrou que o console pode ser superior a qualquer GPU da AMD lançada em 2019.

Enquanto isso, o console concorrente PlayStation 5 teria 36 unidades de computação e 2304 shaders a 2 GHz. Rumores indicam que ambos os consoles contem com memória GDDR6, mas a velocidade do SSD do PS5 superaria a do Xbox Series X.

Tanto o Xbox Series X quanto o PlayStation 5 serão lançados em 2020.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: EuroGamer
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.