GPU do PlayStation 5 vai emular PS4 e PS4 Pro em modo especial

Novo console da Sony vai executar 3 perfis diferentes

O PlayStation 5 vai contar com compatibilidade retroativa nativa e completa com os jogos do PS4 e PS4 Pro, segundo novas informações do site Eurogamer. O próximo console da Sony conseguirá emular a geração anterior utilizando os perfis de redução de escala incorporados diretamente em sua GPU Navi. O PS5 vai contar com 3 modos especiais, que são perfis de desempenho da GPU.

Toda geração de jogos do PlayStation 4 poderá ser jogada no novo console com compatibilidade completa. Isso é possível porque existem modos especiais integrados ao hardware do videogame, que adaptam a GPU do PS5 para o desempenho da geração atual. Isso significa que o PS5 pode também atuar com frequências de clock, velocidades de RAM e Render Output mais baixas.

Confira os três perfis de desempenho da GPU do PS5, segundo a Eurogamer:

- Modo Gen2 - Desbloqueia totalmente a GPU Navi a 2 GHz para jogos next-gen
- Modo Gen1 - Reduz a escala da GPU para 911 MHz, largura de banda de 218 GB/s e 64 ROPs para emular o PS4 Pro
- Modo Gen0 - reduz a GPU para 800 MHz com largura de banda de 176 GB/s e 32 ROPs para emular o PS4 

Ainda não se sabe se o PlayStation 5 vai dar abertura para os desenvolvedores aprimorarem títulos mais antigos do PS4 para aproveitar suas novas (e parrudas) especificações de hardware. Provavelmente isso vai depender se o jogo será ou não executado no modo Gen2, que permite grandes otimizações de desempenho como o aumento das taxas de quadros ou novos efeitos de iluminação. Alguns desenvolvedores já falaram abertamente que o PlayStation 5 é o console mais fácil para desenvolver jogos até agora.

- Continua após a publicidade -

No passado, a Sony patenteou uma tecnologia que tornaria possível jogar no PS5 toda a geração de jogos do PlayStation, mas nada foi confirmado até agora e, provavelmente, essa retrocompatibilidade não vai existir no próximo console. A compatibilidade com versões anteriores será bem importante para o PS5, já que o PS4, por exemplo, alcançou os 100 milhões de vendas do console.

A Sony deverá revelar o PS5 em breve, podendo ser até mesmo na próxima semana. Especula-se que o console poderá custar cerca de US$ 499.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: EuroGamer
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.