Créditos: Correios

Correios exigirá que pacotes internacionais tenham CPF dos compradores a partir de 2020

Nova exigência passa a valer já a partir do dia 1ª de janeiro

Fim do ano chegando, e para aqueles que gostam de adquirir aquele smartphone da Xiaomi pela Gearbest ou uma placa de vídeo da AMD pelo AliExpress, uma importante mudança para quem realiza compras internacionais começará a valer em 2020.

A partir do dia 1ª de janeiro de 2020, os Correios exigirão que os pacotes vindo de fora do país exibam na etiqueta o número do documento do destinatário, junto ao endereço de entrega do comprador.

Segundo a estatal, em nota oficial publicada no site Canaltech no começo de dezembro, a nova regra surge para "atender às normas da Receita Federal do Brasil (RFB)", e caso a encomenda não possua um dos números de documentos solicitados, o pacote será devolvido ao remetente ou até mesmo destruído, caso não seja possível realizar a devolução ao vendedor.

"No momento da fiscalização pela RFB, caso não haja um documento válido vinculado à encomenda – além do CPF podem ser utilizados o CNPJ e o número do Passaporte –, o item pode retornar à origem ou ser destinado para destruição, nos casos em que a devolução não seja possível."

Trecho da nota oficial dos Correios ao site Canaltech, sobre a nova regra para compras internacionais.

- Continua após a publicidade -

Diversos sites que realizam entregas para o Brasil, como eBay, GearBest e AliExpress, já estão alertando os compradores brasileiros para que na hora de finalizar a compra online, informem o CPF, CNPJ ou número do passaporte junto ao endereço de entrega do objeto.

 

Além disso, na nota, os Correios informam que os consumidores podem acompanhar suas compras e vincular o código da encomenda ao documento de identificação pela seção "Minhas Importações", disponível em seu site e aplicativo.

Logo, fique atento ao realizar suas compras internacionais, sempre informando CPF, CNPJ ou número de passaporte ao preencher seus dados para entrega!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Canaltech, Olhar Digital
Assuntos
Tags
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.