
Death Stranding aparece em primeiro lugar no Top 30 de 2019 da Famitsu
Sekiro ficou em terceiro lugar, atrás de um jogo para dispositivos móveisA Famitsu publicou o seu Top 30 dos melhores jogos do ano que, devido ao alcance e importância da revista, equivale a um "GOTY japonês". E, na terra natal de seu criador, Death Stranding conseguiu emplacar o título de melhor game do ano. O curioso é que Sekiro, GOTY 2019 pelo TGA, aparece não em segundo, mas em terceiro lugar, ficando atrás de Dragon Quest Walk - um jogo para dispositivos Android.
1 - Death Stranding
2 - Dragon Quest Walk
3 - Sekiro: Shadows Die Twice
4 - Fire Emblem: Three Houses
5 - Ring Fit Adventure
6 - Polkemon Swird & Shield
7 - Days Gone
8 - Monster Hunter: World Iceborne
9 - Dragon Quest Builders 2
10 - Apex Legends
11 - The Legend of Zelda: Link’s Awakening
12 - Ace Combat 7: Skies Unknown
13 - 13 Sentinels: Aegis Rim
14 - Judgment
15 - Persona 5 Royal
16 - Resident Evil 2
17 - Kingdom Hearts III
18 - Astral Chain
19 - Borderlands 3
20 - Star Wars: Jedi Fallen Order
21 - Super Smash Bros. Ultimate
22 - Tetris 99
23 - Archer Densetsu
24 - Fate/Grand Order
25 - Splatoon 2
26 - Final Fantasy XIV: Shadowbringers
27 - Samurai Shodown
28 - Detroit: Become Human
29 - moon
30 - GRIS
Dragon Quest Walk não veio para o ocidente ainda e é, basicamente, um Pokémon GO do universo de Dragon Quest.
O ranking da Famitsu foi organizado através do voto de 132 representantes da indústria do games, incluindo o departamento editorial da revista. É interessante perceber o impacto das diferenças culturais num ranking vindo do Japão, onde muito mais jogos de JRPG acabam se destacando e onde Days Gone, diferente do ocidente, fez sucesso.
E pro pessoal que já está correndo pros comentários reclamar, dá pra encorpar ainda mais suas teorias da conspiração levando-se em conta que já existe uma polêmica envolvendo a Famitsu e Death Stranding que incomodou até os jogadores japoneses.
Uma das "participações especiais" no jogo, como relata o Kotaku, é de Hirokazu Hamamura, ex-editor chefe da Famitsu e atual presidente da Enterbrain, editora da revista. Isso levou alguns jogadores do Japão a questionarem a ética da publicação quando Death Stranding emplacou uma nota 40 em sua review, a maior pontuação possível e que só foi obtida por 26 games na história. O mascote da revista também aparece no jogo.
Fonte: TwinfiniteQual os planos para hardware esse ano?