Créditos: Intel

Amostra de engenharia do Intel Tiger Lake aparece rodando a 4.0GHz

Terceira geração da Intel em 10nm deverá trazer grandes ganhos sobre Ice Lake

A nova geração de processadores da Intel, chamada Tiger Lake, é capaz de alcançar 4.0GHz já em sua amostra de engenharia – revelou a conta do Twitter @KOMACHI_ENSAKA. Já em termos de clocks turbo para apenas um núcleo, a nova CPU alcançaria 4.3GHz.

Como aponta o site Tom's Hardware, isso ainda é abaixo do que o já bem amadurecido processo de 14nm é capaz com a arquitetura Comet Lake. Isso inclui modelos que chegam até a 4.9GHz de frequência. Ainda assim, a expectativa é de que os processadores Tiger Lake irão trazer uma grande melhoria sobre a geração Ice Lake.

Site oficial: Intel Core i7-1065G7

Para se ter uma base de comparação, o processador Intel Core i7-1065G7 (o mais rápido Ice Lake no mercado) possui um clock turbo de 3.9GHz em um único núcleo. Já quando se trata de boost de todos os núcleos, o mais poderoso da geração Ice Lake chega a apenas 3.5GHz. O que faz o fato do Tiger Lake chegar a 4.0GHz em todos os seus cores ser um feito bem impressionante para a Intel.

Fonte: Tom's Hardware

- Continua após a publicidade -

Análise: Intel Core i9-9900KS

Ainda segundo a publicação, como se trata de uma amostra de engenharia, pode-se esperar que os processadores de próxima geração poderão atingir frequências maiores. Isso seria um importante passo para a companhia, que está tendo dificuldades para alcançar um alto nível de desempenho com sua arquitetura de 10nm.

Enquanto isso, na sua altamente otimizada litografia de 14nm, a Intel já consegue chegar a 5.0GHz em todos os núcleos de CPUs para desktop. Vale lembrar que a arquitetura Ice Lake é construída na variante 10nm+ da Intel, enquanto o Tiger Lake chegará com a litografia 10nm++. A Intel ainda prevê o lançamento de uma arquitetura 10nm+++ em seu roadmap.

A geração Tiger Lake ainda vai trazer a melhorada microarquitetura Willow Cove, que irá trazer altos ganhos de IPC (Instruções Por Clock) e gráficos integrados com 96 unidades de execução Xe. O diretor de engenharia da Intel, Murthy Renduchintala, confirmou que a geração Tiger Lake será lançada no primeiro semestre de 2020.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.