Créditos: pcmag.com

Testes mostram pouca diferença no desempenho da RX 5500 XT em PCIe 4.0 e 3.0

Os testes foram realizados em 8 jogos nas resoluções 1080p e 1440p

Se para os modelos topo de linha de SSDs NVMe PCIe 4.0 trouxe avanços consideráveis no desempenho de escrita e leitura, não podemos dizer que o "salto" em performance nas placas de vídeo foi tão "considerável" assim. A nova placa de vídeo da AMD, a Radeon RX 5500 XT lançada no dia 12 deste mês, possuí 1408 processadores stream, performance de até 5.2 TFLOPS, memória GDDR6 e suporte ao novo barramento PCIe 4.0. O que até agora não sabíamos é o ganho de performance que o PCIe 4.0 entregaria em comparação ao PCIe 3.0.

O canal Hardware Unboxed do YouTube resolveu "tirar a prova" do quanto o PCIe 4.0 pode impactar no FPS de 8 títulos: Shadow of Tomb Raider, Assassin's Creed Odyssey, Far Cry New Dawn, Rainbow Six Siege, Call of Duty: Modern Warfare, F1 2019, Gears of War 5 e Battlefield V. O teste foi inspirado por um artigo do site pcgameshardware.de, que realizou o teste utilizando quase os mesmos jogos. Os testes foram realizados nas resoluções 1080p e 1440p.

O setup utilizado pelo Hardware Unboxed foi: AMD Ryzen 9 3950X, placa-mãe MSI MEG X570 Unify e 16 GB (2x de 8 GB) de memória RAM G.Skill TridentZ NEO DDR4-3600. Para realizar o teste nas duas versões do PCIe, bastou uma configuração de BIOS para escolher qual versão do barramento iria utilizar.

O modelo da placa de vídeo utilizada foi a Sapphire Pulse Radeon RX 5500 XT, modelos de 4 e 8 GB GDDR6. A AMD, provavelmente para reduzir o custo de produção, limitou a RX 5500 XT a operar em 8x. Além disso, foi realizado também testes no Intel Core i9-9900K com overclock realizado para 5 GHz, utilizando o PCIe 3.0, uma vez que este processador não tem suporte a quarta versão do barramento.

Confira abaixo os resultados dos testes nos 8 jogos, segundo o Hardware Unboxed:

- Continua após a publicidade -

Shadow of Tomb Raider

Assassin's Creed Odyssey

Far Cry New Dawn

- Continua após a publicidade -

Rainbow Six Siege

Call of Duty: Modern Warfare

F1 2019

Gears of War 5

Battlefield V

Apesar da AMD limitar a RX 5500 XT a 8x, este não é o verdadeiro motivo da diferença de FPS não ser significativa. Além disso, o modelo da RX 5500 XT de 4 GB apresentou uma diferença maior de FPS em resolução 1440p, nos jogos que demandaram mais memória do que a placa gráfica poderia entregar, sendo necessário recorrer a memória RAM do sistema. Podemos concluir que atualmente as engines dos principais títulos, ainda não estão otimizadas para aproveitar o ganho de performance que o PCIe 4.0 pode entregar em comparação à geração anterior. Vamos aguardar se futuras atualizações poderão mudar este cenário, além da chegada da próxima geração de processadores da Intel, que terão suporte ao PCIe 4.0. Abaixo você pode conferir o vídeo com os testes realizados pelo canal Hardware Unboxed.

Fonte: Hardware Unboxed
Tags
amd
  • Redator: Jean Oliveira

    Jean Oliveira

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.