Créditos: Wccftech | The verge

SSD do PlayStation 5 pode superar velocidades do Xbox Series X

A vantagem da Sony seria a sua tecnologia de armazenamento ReRAM

O PlayStation 5 pode ser apresentado oficialmente daqui pouco mais de um mês, e uma das especificações que mais se tem falado é o "Super SSD" que estará no lugar do seu HD. O diretor de Godfall elogiou o desempenho da nova solução da Sony recentemente e, agora, temos quem acredite que o novo console será ainda mais rápido que o Xbox Series X.

O objetivo principal do SSD no console será acelerar a taxa de transferência de dados para a CPU, GPU e RAM, além de permitir alguns outros truques como o buffer VRAM. Segundo o TweakTown, a principal vantagem do PS5 nesse contexto pode ser a tecnologia de armazenamento ReRAM da Sony, feita como um SCM (Storage Class Memory), que é projetado especificamente para o mercado corporativo. Essa solução seria mais eficiente e precisaria de menos energia que a DRAM, além de poder ser empilhada com matrizes 3D cross-point, uma tecnologia que lembra recursos do Intel Optane. 

A teoria é que a empresa use uma pequena quantidade de ReRAM na placa-mãe do PS5 para acelerar o SSD. O módulo ReRAM armazenaria os dados mais utilizados em cache e os transmitiria diretamente para a CPU e GPU. Por fim, isso seria complementado por uma camada de software para permitir que desenvolvedores tenham acesso granular aos blocos de dados de seus jogos. 

- Continua após a publicidade -

Fora essas especulações, não temos detalhes concretos sobre esse SSD super potente do PlayStation 5. Existe a possibilidade dele ser um dos mais recentes SSDs PCIe 4.0, mas nada confirmado. As versões para consumidor dessas unidades PCIe 4.0 atingem velocidades de até 5GB/s de leitura e gravação, mas são bem mais caros.

Porém, Mark Cerny disse que o SSD do PS5 tem uma "largura de banda bruta maior que qualquer outro SSD de PC disponível". A Sony também mostrou um protótipo do seu console carregando o jogo Homem-Aranha em apenas 0,8 segundos - o que é bastante impressionante.

O que nos resta, então, é esperar pelas informações oficiais para ver se o PS5 realmente vai superar o novo Xbox, afinal já há rumores que a Microsoft está trabalhando em alguma tecnologia proprietária para buscar mais desempenho. O console estará disponível no final de 2020.

Via: TweakTown
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.