Créditos: Zdnet | muropaketti | PNG Image

Intel contrata ex-designer de chips da AMD para assumir o desenvolvimento de GPUs dedicadas

A companhia planeja lançar sua primeira GPU discreta, com arquitetura Xe, em 2020

Mais uma vez a Intel contratou um ex-funcionário da AMD e, dessa vez, é a antiga responsável pelo design de silício da empresa, Masooma Bhaiwala. De acordo com uma postagem em seu perfil do LinkedIn, a nova integrante do Grupo de Engenharia de Hardware de Computação Gráfica e Processamento da Intel iniciou seus trabalhos agora em dezembro e assumiu a vice-presidência da subdivisão de GPUs discretas e SoCs.

Em seu novo posto, Masooma fica encarregada das GPUs dedicadas para clientes, data centers e segmentos de computação de alto desempenho. Na AMD, ela trabalhou em três chips semi-personalizados para consoles e em outros projetos de APUs e ASIC semi-personalizadas.

"Depois de mais de 15 anos incríveis na AMD, decidi aproveitar uma oportunidade diferente ... Foi um caminho realmente divertido, com uma equipe incrível, durante o qual construímos alguns chips realmente legais." - Masooma Bhaiwala em sua publicação do LinkedIn.

Outro ponto interessante dessa história é que "a cabeça" do Grupo de Engenharia de Hardware de Computação Gráfica e Processamento é Raja Koduri, também ex-funcionário da AMD e, por bastante tempo, uma das principais "caras" da companhia.

- Continua após a publicidade -

De alguns anos para cá, a Intel vem "caçando" ex-funcionários da concorrente. Depois da contratação de Koduri, em novembro de 2017, outros nomes da AMD que ingressaram a equipe da Intel foram:

- Mark Hirsch;
- Jim Keller;
- Balaji Kanigicherla;
- Kalyan Thumaty; e
- Joseph Facca.

A Intel mencionou há algum tempo que planeja lançar sua primeira GPU discreta em 2020. Ari Rauch disse em novembro deste ano que todos os produtos dessa linha de GPUs da Intel serão baseados na arquitetura Xe, que terá "muitas microarquiteturas que permitem um alto e eficiente desempenho em cada carga de trabalho". Com a contratação de Bhaiwala, podemos ficar um pouco mais atentos a esses planos.

Via: CRN
Tags
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.