Créditos: Nvidia

Nvidia apresenta PhysX 5.0 com nova técnica de simulação para corpos deformáveis

Nova versão do software será lançada no começo de 2020

A Nvidia anunciou o seu novo software PhysX 5.0, que irá trazer suporte para uma nova técnica de simulação para corpos deformáveis. Além disso, a atualização do middleware virá com um framework para simulação unificada de partículas.

O recurso inédito para deformação de corpos de chama Finite Element Model (FEM) e trata-se de um padrão da indústria para esse tipo de situação. Ele é usado nos mercados profissionais automotivos e de fábricas para simular a força estrutural de corpos rígidos e de corpos macios.

Já  no caso de simulações de líquidos, os desenvolvedores poderão usar simulações discretas de partículas para modelar fluidos ou para permitir um fluxo granular. Essa implementação é escalável e há ainda o Discrete Element Model (DEM). O DEM trazer suporte para características como fricção e adesão.

O PhysX 5.0 também recebeu uma implementação de Hidrodinâmica de Partículas Suavizadas (da sigla em inglês SPH), que é responsável por simular líquidos com partículas discretas. Essa técnica é usada em oceanografia e vulcanografia.

- Continua após a publicidade -

O middleware da Nvidia também pode ser usado para simular roupas ou cordas através do seu modelo de partículas unificado. Chamado de arbitrary meshes, o sistema pode ser usado junto de uma opção de preservação de volume para simular a pressão de formas infláveis. As simulações baseadas em malhas também servem para emular a elevação e o arrasto aerodinâmicos.

Esse modelo ainda suporta molas, o que significa que ele pode ser usado até mesmo para criar sistemas de mola massivos. Há uma funcionalidade de combinação de formas que permite que grupos de partícula mantenham estruturas rígidas.

Via: WCCF Tech
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.