Créditos: Heritage Auctions

Raro protótipo do Nintendo Play Station será leiloado

Em fevereiro de 2020 alguém vai para casa com uma parte da história dos videogames.
Por Fabio Rosolen 19/12/2019 08:48 | atualizado 19/12/2019 12:57 Comentários Reportar erro

O proprietário do incrivelmente raro, e possivelmente único, protótipo do Nintendo Play Station revelou que vai leiloar o aparelho. Em fevereiro de 2020 alguém vai para casa com uma parte da história dos videogames.

Para quem não sabe ou não se lembra, no final dos anos 80 a Nintendo e a Sony firmaram uma parceria para desenvolver um drive de CD-ROM para o Super Nintendo e um console híbrido com a entrada para cartuchos do Super Nintendo e o drive de CD que seria batizado como “Nintendo Play Station”.

Por causa dos royalties relacionados aos jogos em CD, a Nintendo acabou fechando uma parceria com a Phillips e deixou a Sony no vácuo. O resultado disso todos sabem – a parceria com a Phillips não deu muito certo e a Sony criou o primeiro PlayStation, que foi um sucesso imediato.

Poucas unidades do “Nintendo Play Station” foram produzidas, sendo usadas como protótipos e como ferramentas de demonstração durante o breve período em que Nintendo e Sony trabalharam juntas. Os protótipos deveriam ter sido destruídos quando a parceria foi encerrada, mas alguns poucos sobreviveram.

Em 2015, imagens de um dos protótipos apareceram no Reddit e na época muitos achavam que elas eram falsas. A história por trás das imagens é a seguinte: Olaf Olafsson, um ex-executivo da Sony que trabalhou para firmar a parceria com a Nintendo, guardou um dos protótipos do “Nintendo Play Station” ao invés de destruí-lo.

Ele continuou com o aparelho quando foi presidente de uma empresa de cartões de crédito chamada Advanta, que depois acabou falindo. Quando os ativos da Avanta foram leiloados, Terry Diebold pagou US$ 75 pelo lote contendo o protótipo do console. Dan Diebold, seu filho, publicou as fotos no Reddit depois de descobrir o que o aparelho era.

Terry Diebold, que sempre havia se recusado a vender o console, disse que o principal motivo para vender o protótipo agora é que o crescente número de viagens para exibi-lo acabou se tornando um problema bem caro.

Ele revelou inicialmente em outubro que estava planejando vender o protótipo do “Nintendo Play Station” e agora confirmou que o console será leiloado. Os lances pelo console começarão no dia 7 de fevereiro. Mais detalhes podem ser encontrados no site da Heritage Auctions.

Fonte: The Next Web, TweakTown
  • Redator: Fabio Rosolen

    Fabio Rosolen

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.