Créditos: Microsoft

Microsoft confirma: Xbox Series X terá retrocompatibilidade já no lançamento

Console também terá suporte para acessórios e até progresso do Xbox One

Além de já ter colocado seus 15 estúdios para trabalhar em novos jogos para o Xbox Series X, a Microsoft também confirmou que vai trazer retrocompatibilidade ao seu novo console já no dia do lançamento. A empresa já havia dito que teríamos a funcionalidade no novo console, mas Phil Spencer, chefe da divisão de games da empresa, deu mais detalhes sobre o assunto recentemente.

Em entrevista ao Gamespot, Spencer disse que está aproveitando o novo console, que já está em sua casa, para jogar alguns jogos do Xbox 360 e Xbox One, visando garantir a compatibilidade com o novo Xbox Series X.

Assim como acontece na linha Xbox atual, o objetivo é trazer compatibilidade até mesmo com certos jogos do Xbox original, mas esse é um processo que demanda trabalho. Por causa disso, a equipe da Microsoft chegou a pausar, em junho deste ano, a otimização de jogos de gerações anteriores para o Xbox One, tudo para focar em uma melhor experiência na nova geração. 

"[É preciso muito trabalho] mesmo para jogos do Xbox One", explica Jason Ronald, gerente de programas da divisão de games da Microsoft. "Um dos maiores desafios são os games de console que são geralmente otimizados para os recursos exclusivos de hardware do dispositivo, e essa é uma nova geração de hardware", comentou o executivo.

"É uma nova arquitetura de chip. Ao mesmo tempo, projetamos o silício com a compatibilidade com versões anteriores em mente, por isso tomamos algumas decisões para tentar diminuir esse trabalho", diz Roland, "mas não quero banalizar quanto trabalho a equipe tem, pois existe muita coisa para se fazer".

- Continua após a publicidade -

Compatibilidade com periféricos do Xbox One 

Além de trazer os jogos dos consoles anteriores da linha Xbox, o modelo de nova geração também contará com suporte para os periféricos do Xbox One. Com isso, os usuários também poderão utilizar seus controles atuais no novo hardware.

A retrocompatibilidade não para por aí e os jogadores também poderão levar todo o progresso já feito no Xbox One, segundo a Microsoft. "Queremos que o seu legado de jogos o acompanhe, incluindo seu Gamerscore, a sua lista de amigos, todas as suas conquistas, seus saves", diz Jason Roland. "Tudo isso deve continuar, para que não haja barreiras para você enquanto segue em frente".

O Xbox Series X, que na verdade só se chama Xbox, será lançado no fim de 2020.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Gamespot
Assuntos
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.