Usuários do Opera Mini economizam U$ 27,4 bi por mês com telefone

Utilizando tecnologia que compacta as pÁginas da web em até 90%, os usuÁrios do Opera Mini economizam, juntos, U$ 27,4 bilhões por mês nas suas contas de telefone, segundo dados da Opera Softwares.

Os números foram apresentados no State of The Mobile Web, relatório mensal da empresa sobre o uso de seu navegador. Pelos dados do relatório, referentes a setembro de 2010, os usuÁrios do Opera Mini trafegaram cerca de 535 milhões de megabytes pelas redes sem fio das operadoras. Sem o sistema de compressão os dados trafegados somariam 4,9 petabytes.

A "mÁgica" funciona assim: o usuÁrio acessa a pÁgina através do navegador, o navegador solicita que os servidores da Opera Software façam a leitura desse site e retornem as informações para o navegador, após passar por um processo de compressão. A depender das configurações do navegador, as imagens são reduzidas ou até mesmo não são carregadas, reduzindo o trÁfego de dados e, consequentemente, a conta telefônica do usuÁrio.

Sistema de compressão do Opera Mini

Assuntos
Tags
  • Redator: Alexandre Lunelli

    Alexandre Lunelli

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandre é um entusiasta da fotografia, música, e demais áreas que não cansem muito. Fã da comunidade opensource, e sonha com um mundo mais bonito, igualitário e sem o trabalho, mal que corrompe a humanidade.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.