Créditos: Imagem: Dramatização

Escada invisível estava matando personagens em The Outer Worlds

Desenvolvedores fizeram uma longa investigação para solucionar o caso
Por Mateus Mognon 15/12/2019 18:12 | atualizado 16/12/2019 10:34 Comentários Reportar erro

The Outer Worlds é bastante único: além de ter um sistema de progressão bastante livre, gameplay divertido e diálogos sagazes, o jogo também conta com alguns bugs notórios, como todo bom RPG. Nos últimos dias, a equipe da Obsidian caçou e finalmente encontrou uma falha que parecia a reencarnação de Nazaré Tedesco, clássica vilã da teledramaturgia brasileira, em forma de código: os personagens principais que viajam com o jogador estavam morrendo por causa de uma escada invisível.

O bardo que contou a saga foi o desenvolvedor Taylor Swope, que relatou o processo investigativo em uma longa thread no Twitter, onde explica a origem e a resolução do bug chamado de "o jogo pensa que os Companions estão mortos". De acordo com o desenvolvedor, alguns usuários estavam falhando misteriosamente nas missões dos companheiros de viagem, sem motivo aparente.


Ellie, uma das possíveis vítimas da escada invisível. Imagem: Obsidian/Reprodução

Segundo relatos vindos desde o lançamento, o sistema dizia que a quest falhou por causa da morte de um dos personagens principais, mesmo que nada tivesse acontecido com ele. Apesar de The Outer Worlds oferecer bastante liberdade e deixar você matar praticamente todo mundo durante o gameplay, os Companions são uma exceção e só podem partir dessa para melhor quando o jogo está no modo SuperNova. Ou seja, como o próprio nome do bug indica, o game estava pensando que os personagens tinham sido mortos.

Uma alma salvadora

Segundo Swope, esse foi o mais longo processo de busca por um bug de sua carreira, mas tudo deu certo no final graças a uma boa alma que, talvez sem querer, deu um feedback importantíssimo aos desenvolvedores.  De acordo com o dev, um jogador publicou uma análise mencionando que o game estava "matando" os Companions logo após eles subirem uma escada invisível.

- Continua após a publicidade -

A informação foi crucial para a equipe da Obsidian encontrar o problema. Segundo Swope, o bug estava ocorrendo por causa do sistema de ações do game, chamado de "mobília", que é desativado durante interações entre personagens. Quando duas pessoas começam a conversar, os NPCs não conseguem iniciar novas atividades, e foi aí que a vaca foi para o brejo (ou o Companion para as estrelas).

Escalada para a morte

De acordo com Swope, as interações com escadas envolvem duas ações -- começar a subir e parar de subir -- e o personagem não conseguia iniciar a segunda enquanto o jogador estivesse falando com alguém. Com isso, se um dos Companions estivesse na escada da nave no momento em que um diálogo começasse, ele ia subir, transcender o teto da embarcação e só parar no fim da conversa do protagonista.

Após o diálogo terminar, o NPC finalmente poderia parar sua escalada espacial, mas a longa queda causaria sua morte, o que gerava a falha na missão de Companion. Porém, como os parceiros não podem ser assassinados fora do modo SuperNova, eles voltavam a vida como se nada tivesse acontecido. 

Apesar desse emaranhado de acontecimentos, acabar com a onda de mortes da escada não foi tão difícil. Segundo o desenvolvedor, o time só precisou acionar a realização de novas ações durante os diálogos, mudança que está presente no patch 1.2 de The Outer Worlds. Assim, basta instalar a atualização para seus parceiros de viagem conseguirem parar a escalada até a morte enquanto você bate papo com alguém.

- Continua após a publicidade -

Você pode ler a saga completa por trás da resolução do bug aqui.

The Outer Worlds pode ser jogado no PS4 , PC Xbox One, e está disponível no Game Pass para console e também computador.

Via: PC Gamer Fonte: Twitter
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.