
Escada invisível estava matando personagens em The Outer Worlds
Desenvolvedores fizeram uma longa investigação para solucionar o casoThe Outer Worlds é bastante único: além de ter um sistema de progressão bastante livre, gameplay divertido e diálogos sagazes, o jogo também conta com alguns bugs notórios, como todo bom RPG. Nos últimos dias, a equipe da Obsidian caçou e finalmente encontrou uma falha que parecia a reencarnação de Nazaré Tedesco, clássica vilã da teledramaturgia brasileira, em forma de código: os personagens principais que viajam com o jogador estavam morrendo por causa de uma escada invisível.
O bardo que contou a saga foi o desenvolvedor Taylor Swope, que relatou o processo investigativo em uma longa thread no Twitter, onde explica a origem e a resolução do bug chamado de "o jogo pensa que os Companions estão mortos". De acordo com o desenvolvedor, alguns usuários estavam falhando misteriosamente nas missões dos companheiros de viagem, sem motivo aparente.
Ellie, uma das possíveis vítimas da escada invisível. Imagem: Obsidian/Reprodução
Segundo relatos vindos desde o lançamento, o sistema dizia que a quest falhou por causa da morte de um dos personagens principais, mesmo que nada tivesse acontecido com ele. Apesar de The Outer Worlds oferecer bastante liberdade e deixar você matar praticamente todo mundo durante o gameplay, os Companions são uma exceção e só podem partir dessa para melhor quando o jogo está no modo SuperNova. Ou seja, como o próprio nome do bug indica, o game estava pensando que os personagens tinham sido mortos.
Uma alma salvadora
Segundo Swope, esse foi o mais longo processo de busca por um bug de sua carreira, mas tudo deu certo no final graças a uma boa alma que, talvez sem querer, deu um feedback importantíssimo aos desenvolvedores. De acordo com o dev, um jogador publicou uma análise mencionando que o game estava "matando" os Companions logo após eles subirem uma escada invisível.
A informação foi crucial para a equipe da Obsidian encontrar o problema. Segundo Swope, o bug estava ocorrendo por causa do sistema de ações do game, chamado de "mobília", que é desativado durante interações entre personagens. Quando duas pessoas começam a conversar, os NPCs não conseguem iniciar novas atividades, e foi aí que a vaca foi para o brejo (ou o Companion para as estrelas).
Escalada para a morte
De acordo com Swope, as interações com escadas envolvem duas ações -- começar a subir e parar de subir -- e o personagem não conseguia iniciar a segunda enquanto o jogador estivesse falando com alguém. Com isso, se um dos Companions estivesse na escada da nave no momento em que um diálogo começasse, ele ia subir, transcender o teto da embarcação e só parar no fim da conversa do protagonista.
Após o diálogo terminar, o NPC finalmente poderia parar sua escalada espacial, mas a longa queda causaria sua morte, o que gerava a falha na missão de Companion. Porém, como os parceiros não podem ser assassinados fora do modo SuperNova, eles voltavam a vida como se nada tivesse acontecido.
Apesar desse emaranhado de acontecimentos, acabar com a onda de mortes da escada não foi tão difícil. Segundo o desenvolvedor, o time só precisou acionar a realização de novas ações durante os diálogos, mudança que está presente no patch 1.2 de The Outer Worlds. Assim, basta instalar a atualização para seus parceiros de viagem conseguirem parar a escalada até a morte enquanto você bate papo com alguém.
Você pode ler a saga completa por trás da resolução do bug aqui.
The Outer Worlds pode ser jogado no PS4 , PC Xbox One, e está disponível no Game Pass para console e também computador.
Via: PC Gamer Fonte: TwitterQual os planos para hardware esse ano?