Créditos: ASRock

Overclocker consegue instalar 1TB de RAM em uma placa X299 limitada em 256GB

Placa da ASRock em teoria nem ao menos suporta o tipo do módulos de memória que foram utilizados

ASRock anunciou nesta última semana que o overclocker famoso Nick Shih conseguiu instalar e utilizar 1TB de memória RAM em uma ASRock X299 Taichi CLX, placa mãe para workstations que oficialmente suportaria apenas até 256GB.

Para conseguir a façanha, Nick Shih combinou um Intel Core i9-7900X com oito módulos de SK Hynix 128GB LRDIMM (load-reduced DIMM). Além do feito ser impressionante por si só, uma vez que o chipset da placa em questão não traz suporte a ECC (error-correcting-code), mais incrível ainda é o fato da X299 Taichi CLX não ser compatível com módulos de memória LRDIMM. Ainda não se sabe como o overclocker conseguiu essa mágica para fazer a placa de servidor da ASRock reconhecer os módulos, bem como o valor real de memória disponível para trabalho.

 

- Continua após a publicidade -

SK Hynix já possui em seu portfólio módulos de memória LRDIMM de 256GB, porém limitados em frequências de 2,666 MHz. Os módulos que foram utilizados por Nick Shih aparentemente não foram lançados oficialmente no mercado ainda. De acordo com as screenshots divulgadas, as memórias LRDIMM em questão tem o número de peça HMABAGL7MBR4N-WM e utiliza frequência de 2,933 MHz, com latências CL21-21-21-47 operando em 1.20V.

Algo que tornar o feito ainda mais espetacular é o overclocker conseguir elevar as frequências dos módulos LRDIMM para 3,471.8 MHz e configurar as latências em CL20-24-24-56, nos fazendo crer que o Core i9-7900X tem um IMC (controlador de memória integrado) excepcional para ser capaz de aguentar 1TB de memória operando com essas frequência e tempos latência.

Considerando que já existem módulos de 256GB de LRDIMM, não apenas da SK Hynix mas também de outras fabricantes, seria ainda mais impressionante algum overclocker se arriscar a atingir a marca de 2TB de memória rodando em placas para o mercado convencional, uma vez que as ferramentas e os caminhos para tentar o desafio já estão prontos, esperando apenas alguém que aceite o desafio.

- Continua após a publicidade -

Via: Tom's HARDWARE
Assuntos
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.