Créditos: Divulgação: AMD

AMD Adrenalin Edition 2020 melhora interface, traz novos recursos e 12% de desempenho

Grande revisão do driver das Radeon traz o AMD Boost e visual remodelado

A AMD lança hoje sua grande revisão do software para seus chips gráficos, o AMD Radeon Software Adrenalin 2020 Edition (o nome é uma coincidência, o Adrenaline não é responsável pelo desenvolvimento dos drivers da AMD, como nossas eventuais críticas a ele deixam claro).

O foco da empresa foram três pilares principais: novos recursos, com introdução ou melhoria de 20 nessa revisão, ganhos de performance, com incremento de 12% em média no desempenho comparado à versão do ano passado, e estabilidade, algo na casa dos 93% de acordo com estudo encomendado com consultoria externa.

Começando pela estabilidade, a AMD afirma que está trabalhando em conjunto com a Microsoft para recolher mais relatórios de crashes e instabilidades, buscando analisar em tempo real essas falhas e corrigi-las. 

Um dos pontos fortes dessa revisão é o software em si. A AMD evolui o Radeon Software já na instalação, com um processo de instalação mais rápido (em torno de 34% menos tempo) e feito com apenas um clique, oferecendo também opções de instalação "limpa" ou mantendo configurações. Também há opções de perfis pré-definidos para gamers em geral ou Esports, feitos com um clique, ou os tradicionais ajustes avançados.

A interface recebeu grandes ajustes. Agora ela exibe a biblioteca de games do PC e pode servir para iniciar todos seus games, atuando como um agregador de todas as plataformas. O driver irá gerar relatórios de desempenho do jogo, mostrando tempo jogado e média de quadros durante o gameplay, por exemplo. A janela irá se adaptar ao contexto, mostrando informações diferentes se um jogo estiver aberto, por exemplo. Agora o Adrenalin 2020 Edition traz um overlay em games, trazendo informações em tempo real e também um browser.

- Continua após a publicidade -

Além das interfaces no PC, o app AMD link irá trazer informações do software para o smarpthone, com controle de funcionalidades e alertas, como sobre a disponibilidade de novos drivers. Também é possível fazer o streaming do game para o celular, rodando no PC o game e enviando para o smartphone.

Dentro os recursos, as principais novidades são o Interger Display Scaline, um recurso capaz de gerar quatro ou mais pixels para cada um na tela, algo que promete melhorar os gráficos de games retro ou no estilo pixel-art. Além do aumento de definição, o impacto em desempenho é mínimo.

A outra adição é o AMD Boost, um recurso que aumenta a taxa de quadros dos games em execução reduzindo dinamicamente a resolução quando há uma cena mais movimentada. Em troca de uma menor definição da imagem, o gamer pode ganhar um gameplay mais responsivo nos momentos críticos de uma partida competitiva.

Outros recursos seguem presente ou ganharam melhorias. O Radeon Anti-lag permite reduzir o tempo entre produção e exibição dos quadros, algo crucial em games competitivos, e está agora disponível em games DX9 em placas anteriores as Navi (RX 5000). O Imagem Sharpening, que melhora a definição das imagens em games, agora está disponível em jogos DX11 e pode ser desabilitado individualmente no próprio jogo, a aba Streaming ganhou uma interface mais simplificada e facilita o streaming de suas partidas e a aba Tuning possibilita ajustes de desempenho com interface simplificada e acessível até mesmo para novatos.

O Radeon Software Adrenalin 2020 Edition está disponível para download a parti de hoje no site oficial da AMD.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.