Microarquitetura Zen 4 da AMD pode chegar em 2021 seguindo programação da TSMC

A fabricante TSMC deve entregar os chips de 5nm em 2020
Por Mariela Cancelier 09/12/2019 18:07 | atualizado 10/12/2019 09:43 Comentários Reportar erro

A próxima geração de processadores da família Zen da AMD pode chegar em 2021, de acordo com o calendário de produção da TSMC. Os estimados processadores em microarquitetura Zen 4, que vão utilizar do processo de fabricação de 5nm, poderiam chegar ao mercado daqui a menos de dois anos, já que a TSMC já está adiantando sua fabricação de chips nessa litografia. Ainda nesta semana, tivemos a informação que os chips produzidos em 3nm pela TSMC devem chegar em 2021, um ano antes do esperado. Se esses calendários estiverem corretos, as novas gerações de processadores têm grande chance de serem apresentadas com adiantamento.

De acordo com rumores do site China Times, junto aos pronunciamentos da AMD no "investor day", dia do investidor que foi celebrado em maio de 2019, os Ryzen de microarquitetura na geração Zen 4 devem chegar em 2021. Atualmente, a AMD está se preparando para lançar o Zen 3 e RDNA 2 em 7nm+. Segundo novos roadmaps oficiais da AMD e palavras da própria Dr. Lisa Su, CEO da AMD, os Ryzen 4000 e a microarquitetura Zen 3 vão chegar em 2020. Já que os planos da marca parecem estar encaminhados, é bem possível que em 2021 já exista a Zen 4 em 5nm.


Ainda segundo o China Times, o processo de fabricação de 5nm da TSMC já está apresentando um bom potencial de rendimento. Atualmente, a AMD está em 7nm e 7nm+ com suas arquiteturas Zen 2 e Zen 3, respectivamente. O Zen 3 e sua litografia de 7nm+ já foi apontado como uma melhoria de desempenho semelhante à anterior, eles são esperados para estrear no segundo semestre do ano que vem.

Via: Tweak Town
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.