Pesquisa mostra a realidade do 3G nos preparativos para a copa

Em edição especial preparada para a Futurecom 2010, o Balanço Huawei da Banda Larga Móvel avaliou a qualidade dos serviços 3G nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, tendo em vista a enorme demanda destes serviços esperada para os próximos anos, impulsionada pela Copa e pelas Olimpíadas no Brasil. Em todas elas, a banda larga móvel jÁ é oferecida pelas quatro principais operadoras móveis do país.

Os dados da pesquisa foram levantados pela MY Business, empresa especializada em serviços de benchmarking, que percorreu, no total, mais de 1200 km das principais vias de acesso aos estÁdios que receberão os jogos, aeroportos e pontos turísticos de cada uma das cidades-sede. Nestes trajetos foram testados o desempenho real de velocidade de download e upload, latência e qualidade de vídeo streaming, entre outros serviços 3G oferecidos pelas principais operadoras móveis do Brasil.

Na média geral das 12 cidades, a velocidade de download chegou em 567 kbps e a de upload, em 249 kbps. Estes números, porém, ainda estão muito aquém das capacidades tecnológicas de acesso 3G atualmente disponíveis. No download, por exemplo, os terminais HSDPA possibilitam velocidades de pico de 7,2 Mbps e, no upload, terminais com tecnologia HSUPA possibilitam velocidades de pico até 5,76 Mbps.

Baseada na classificação das 12 cidades-sede com os indicadores de download, upload, latência e qualidade de vídeo, a Huawei estabeleceu um ranking geral que reflete, comparativamente, o desempenho da banda larga móvel nestas cidades.

No ranking geral, São Paulo aparece em 1º lugar como a melhor das cidades-sede em desempenho, seguida por Porto Alegre. Na avaliação específica de velocidade, ambas destacam-se também com as maiores médias de download (superior a 660 kbps) e upload (superior a 270 kbps).

No outro extremo, Salvador e Recife, as duas últimas no ranking geral e Natal, a antepenúltima, apresentaram as piores médias de download (inferior a 400 kbps) e upload (inferior a 200 kbps). A instabilidade das redes de três operadoras durante os dias de testes foram determinantes para a baixa performance em Salvador.


Preparativos para 2014


Durante a Futurecom foi realizado um painel sobre os efeitos de uma copa do mundo de futebol para a rede de banda larga. Thaigan Govender, Gerente Geral de Planejamento e Optimização de Redes de RÁdio junto à MTN, contou as estratégias e os resultados positivos alcançados durante a competição na África do Sul. Segundo Govender, durante os jogos foram enviadas mais de 590 milhões de SMS, e 10 milhões de MMS. "Nós começamos as mudanças estruturais 4 anos antes da copa. O Brasil também precisa se estruturar com antecedência", alerta Govender. O aumento do trÁfego nas redes foi de 220% durante o evento, e apenas as ligações ficaram abaixo do esperado, e Thaigan desconfia do motivo: "As vuvuzelas atrapalhavam muito as ligações feitas nos estÁdios".

- Continua após a publicidade -


Thaigan Govender apresentou as estratégias e os resultados da preparação para a copa de 2010


O Balanço Huawei para a Futurecom também apresenta projeções sobre o serviço de banda larga móvel no Brasil. Para 2014, a projeção indica que a participação de aparelhos 3G ou 4G do total de celulares no Brasil alcançarÁ a média mundial estimada em 23,5%, quando o País deve atingir a marca de 60 milhões de acessos à internet via banda larga móvel. Ainda, segundo esta projeção, a proporção serÁ de 3 aparelhos para 1 modem acessando a banda larga móvel nesse ano.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.