Créditos: Divulgação Qualcomm

Update de drivers e telas 144Hz chegam aos smartphone! Qualcomm anuncia o Elite Gaming

Recursos focados em games chegam aos recém-lançados Snapdragon 865 e 765
Por Diego Kerber 04/12/2019 19:26 | atualizado 04/12/2019 19:41 Comentários Reportar erro

A Qualcomm fez múltiplos anúncios focados na experiência com jogos durante o Qualcomm Snapdragon Tech Summit. Esses recursos fazem parte do programa Elite Gaming, conjunto de softwares e otimizações de hardware que buscam ampliar a performance dos jogos em celulares nos modelos equipados com os recém-anunciados Snapdragon 865 e 765.

A primeira novidade é uma velha conhecida dos gamers em PC: atualizações de driver. A Qualcomm trabalhou em conjunto com a Google para viabilizar novas versões do software de seu chip gráfico, o Adreno, trazendo melhorias de desempenho e correções de erro com maior frequência, igual acontece nos computadores. O update é feito através de um app, baixado na loja de aplicativos do Android.

Outra novidade foi o suporte a displays de 144Hz, algo que trabalhará em  conjunto com o Game Smoother, tecnologia que promete entregar uma taxa de quadros constante independente da atualização usada na tela. atuando em conjunto com o Motor de Performance Gráfica Adaptativo, um software que analisa de forma profunda o código do jogo e reagindo em tempo real busca equilibrar a produção dos quadros para uma experiência mais fluida e confortável com os jogos nos celulares, evitando stutterings ou instabilidades que prejudicam especialmente nas partidas competitivas.

- Continua após a publicidade -

Outra novidade relevante foi a introdução do Desktop Foward Rendering, conjunto de APIs gráficas que buscam trazer o nível de qualidade visual presente nos consoles e nos PC gamers aos celulares. Ele inclui otimizações para efeitos gráficos bem conhecidos entre os jogadores de PC e consoles, com efeitos como Profundidade de campo, Luzes múltiplas dinâmicos, Reflexos planos e Desfoque de movimento, todos acelerados via hardware para tornar viável manter alta taxa de quadros.

Falando em otimizações, outro destaque da apresentação foi o HDR. A empresa anunciou a chegada do HDR 10-bit em PUBG Mobile, e também o trabalho no Game Color Plus, ferramenta que busca melhorar a qualidade das cores e ampliar os contrastes, saturação e o brilho mesmo em games que não trazem nativamente o suporte a tecnologia HDR. Outra tecnologia chamada HDR Fast Blend promete identificar a complexidade de uma cena e otimizar o fluxo de trabalho do chip gráfico para entregar até o dobro de desempenho em alguns cenários.

Os recursos do Qualcomm Snapdragon Elite Gaming estarão presentes no Snapdragon 865, no sistema-em-um-chip da Qualcomm que conta com os gráficos Adreno 650 e que equipará futuros celulares topo de linha como o Xiaomi Mi 10. Alguns recursos também estarão presentes nos modelos intermediários, os Snapdragon 765 e 765G.

O Adrenaline cobre o Qualcomm Snapdragon Tech Summit in loco, direto de Maui, no Havaí, à convite da Qualcomm.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.