
Veja DOOM rodando em uma câmera digital da Kodak lançada em 1998
Câmera Kodak Digital Science DC260 traz um processador PowerPC com clock de 66MHz e 8MB de RAMQuando dizem que DOOM roda em tudo, isso não é um exagero. O youtuber LazyGameReviews publicou um vídeo mostrando um port do jogo rodando em uma câmera digital da Kodak lançada em 1998. O jogo original foi lançado em 1993.
Quando ela foi lançada originalmente, a câmera Kodak Digital Science DC260 custava US$ 999. Um preço salgado, mas suas especificações eram impressionantes para a época. As fotos tinham resolução de até 1536 x 1024, algo que não chega nem perto das câmeras com 108 megapixels de alguns smartphones disponíveis hoje em dia.
Um detalhe sobre a DC260 é que ela oferece suporte básico para aplicativos. Havia até mesmo um SDK disponível para download que os desenvolvedores poderiam usar para fazer seus próprios aplicativos para a câmera e para adicionar funcionalidades personalizadas.
Para poder executar estes aplicativos, a câmera inclui um processador baseado na arquitetura PowerPC com clock de 66MHz, 8MB de memória RAM, chip de som de 11KHz e até mesmo um D-Pad, que o youtuber usa para controlar o personagem no jogo. É basicamente como ter uma versão miniatura de um Power Mac da Apple dentro de sua câmera. Isso significa que ela também pode executar o código para a arquitetura PowerPC (não software para Mac OS).
No vídeo, é possível vber a câmera rodando o DOOMD (DOOM for Digita), um port do jogo para as câmeras Kodak DC260, DC265 e DC290. Ports do jogo para outros modelos de câmeras também estão disponíveis.
O código do DOOM foi disponibilizado para o público em 2012, o que permite que qualquer pessoa edite e recompile-o para qualquer plataforma que puder para seu próprio uso pessoal.
Outro detalhe sobre este port do jogo é que você não precisa necessariamente jogar usando a minúscula tela LCD da câmera. A Kodak Digital Science DC260 possui saída de vídeo composto e com isso você pode conectá-la à sua TV.
O youtuber também mostrou outros ports rodando na câmera, como um do emulador MAME e um reprodutor de arquivos de áudio MP3. Confira o vídeo:
Fonte: DIYPhotographyEm um remake, você quer: