Créditos: LazyGameReviews

Veja DOOM rodando em uma câmera digital da Kodak lançada em 1998

Câmera Kodak Digital Science DC260 traz um processador PowerPC com clock de 66MHz e 8MB de RAM
Por Fabio Rosolen 04/12/2019 15:27 | atualizado 04/12/2019 15:27 Comentários Reportar erro

Quando dizem que DOOM roda em tudo, isso não é um exagero. O youtuber LazyGameReviews publicou um vídeo mostrando um port do jogo rodando em uma câmera digital da Kodak lançada em 1998. O jogo original foi lançado em 1993.

Quando ela foi lançada originalmente, a câmera Kodak Digital Science DC260 custava US$ 999. Um preço salgado, mas suas especificações eram impressionantes para a época. As fotos tinham resolução de até 1536 x 1024, algo que não chega nem perto das câmeras com 108 megapixels de alguns smartphones disponíveis hoje em dia.

Um detalhe sobre a DC260 é que ela oferece suporte básico para aplicativos. Havia até mesmo um SDK disponível para download que os desenvolvedores poderiam usar para fazer seus próprios aplicativos para a câmera e para adicionar funcionalidades personalizadas.

Veja DOOM rodando em uma câmera digital da Kodak lançada em 1998

Para poder executar estes aplicativos, a câmera inclui um processador baseado na arquitetura PowerPC com clock de 66MHz, 8MB de memória RAM, chip de som de 11KHz e até mesmo um D-Pad, que o youtuber usa para controlar o personagem no jogo. É basicamente como ter uma versão miniatura de um Power Mac da Apple dentro de sua câmera. Isso significa que ela também pode executar o código para a arquitetura PowerPC (não software para Mac OS).

No vídeo, é possível vber a câmera rodando o DOOMD (DOOM for Digita), um port do jogo para as câmeras Kodak DC260, DC265 e DC290. Ports do jogo para outros modelos de câmeras também estão disponíveis.

O código do DOOM foi disponibilizado para o público em 2012, o que permite que qualquer pessoa edite e recompile-o para qualquer plataforma que puder para seu próprio uso pessoal.

Outro detalhe sobre este port do jogo é que você não precisa necessariamente jogar usando a minúscula tela LCD da câmera. A Kodak Digital Science DC260 possui saída de vídeo composto e com isso você pode conectá-la à sua TV.

- Continua após a publicidade -

O youtuber também mostrou outros ports rodando na câmera, como um do emulador MAME e um reprodutor de arquivos de áudio MP3. Confira o vídeo:

Fonte: DIYPhotography
Tags
  • Redator: Fabio Rosolen

    Fabio Rosolen

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.