Créditos: iFixit

iFixit desmonta o PlayStation original para celebrar o aniversário do console

O console da Sony foi lançado em 3 de dezembro de 1994 no Japão
Por Fabio Rosolen 04/12/2019 11:34 | atualizado 04/12/2019 11:34 Comentários Reportar erro

A Sony lançou o PlayStation original em 3 de dezembro de 1994 no Japão e para celebrar o aniversário do console, a iFixit aproveitou para desmontar um modelo exclusivo do país asiático. Este modelo específico nunca foi lançado em outras regiões.

O console da Sony foi um dos primeiros a incorporar um drive de CD-ROM e utilizava um modesto processador MIPS de 32 bits. O console japonês também traz um conector S-Video, slots para cartões de memória com 1238KB de capacidade para armazenamento e o processo de desmontagem da iFixit destaca uma abordagem fundamentalmente diferente para o design de eletrônicos.

Para começar, é muito fácil acessar o interior do console e substituir seus componentes. Você só precisa de uma chave Philips e um spudger para remover tudo, ressaltando o contraste com os eletrônicos modernos, que são praticamente impossíveis de serem reparados pelo usuário.

Há poucas coisas para remover dentro do console, e o poder de computação modesto significava que a Sony poderia incluir até mesmo a fonte de alimentação vista na imagem abaixo ao invés de oferecê-la separadamente. Você raramente vê eletrônicos como este em 2019, e a simplicidade do design interno do console chama a atenção.

- Continua após a publicidade -

Além de celebrar o aniversário de 25 anos do PlayStation original, a desmontagem realizada pelo iFixit também é um lembrete de que o design da família de consoles da Sony está prestes a mudar novamente com o lançamento do PlayStation 5 no final de 2020. As mudanças incluem o foco no armazenamento em SSDs, downloads e streaming.

Por melhor que seja revisitar as raízes do PlayStation, também é bom saber que a tecnologia avançou muito desde então e possibilitou a criação de consoles e jogos mais complexos.

O post com a desmontagem do PlayStation original pode ser visto na íntegra no site da iFixit. A empresa também divulgou um pequeno vídeo com a desmontagem, confira abaixo:

- Continua após a publicidade -

E para quem está se sentindo nostálgico, é possível ouvir o som de inicialização do console japonês neste outro vídeo:

PlayStation no Guinness World Records
No dia do aniversário do seu primeiro console, a Sony anunciou que recebeu um certificado do Guinness World Records, o livro dos recordes, reconhecendo a marca PlayStation como aquela com o maior número de consoles domésticos vendidos – mais de 450 milhões de unidades (ao longo das quatro gerações).

Fonte: Engadget, iFixit
  • Redator: Fabio Rosolen

    Fabio Rosolen

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.