Wi-Fi Direct vai facilitar a comunicação entre dispositivos

A Wi-Fi Alliance começou o processo de certificação de produtos Wi-Fi Direct, que prometem tornar a transmissão de dados entre aparelhos eletrônicos muito mais fÁcil e rÁpida através de um protocolo simples e bastante disseminado.

De acordo com dados apresentados pela instituição, 82 milhões de eletrônicos de consumo e mais 216 milhões de portÁteis compatíveis com Wi-Fi serão vendidos este ano, em uma tendência de crescimento de 26% ao ano até 2014.


Apoveitando a disseminação do protocolo Wi-Fi, a novidade possibilitarÁ a conexão sem fio entre dispositivos, para troca de dados e arquivos, sem a necessidade de um ponto de acesso em comum. De acordo com o Engadget, a ideia é "criar uma conexão sem fio protegida entre dois dispositivos com o menor incômodo possível".



Assim, dispositivos certificados como Wi-Fi Direct poderão conectar-se a aparelhos mais antigos, desde que possuam conectividade Wi-Fi. Não hÁ novos requisitos de hardware, o que pode tornar possível tornar qualquer eletrônico compatível com o novo padrão com uma atualização de firmware, embora essa questão ainda não tenha sido esclarecida pela Wi-Fi Alliance.

"O Wi-Fi Direct permite que usuÁrios conectem aparelhos onde, quando e como eles quiserem e o nosso programa de certificação entrega produtos que funcionam bem juntos, independentemente da marca", garante Edgar Figueroa, CEO da Wi-Fi Alliance. As promessas são boas, mas não se sabe ainda quando os primeiros produtos certificados chegarão ao mercado.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.