Créditos: Valve/Steam

Valve está removendo milhares de jogos da Steam por "abuso do Steamworks"

Seria o primeiro passo para o fim do PIJOS?

A Steam é sem dúvidas a maior loja de games para PC, e um dos principais motivos está em sua forma "democrática" de abraçar novos jogos e publicadoras, onde praticamente qualquer pessoa pode estar incluindo seu game na loja da Valve.

Porém, nas últimas horas, a Valve resolveu ativar o modo "ban hammer", e retirou de sua loja cerca de 1000 games em um espaço de 4 horas, número muito elevado para os padrões habituais da empresa. Muitos deles são jogos independentes e fora do radar dos principais games disponíveis na loja.

Lista de games banidos da Steam

Segundo um relato feito pela desenvolvedora Alexandra Frock, em resposta a publicação feita no site PCGamer sobre o assuntomuitos desses jogos estariam ligados a Dagestan Technology, uma publicadora russa que estaria se utilizando de outros nomes para vender centenas de jogos na Steam, sendo essa uma das razões que a empresa estaria caçando outras publicadoras que supostamente estariam ligadas ao esquema ilegal.

- Continua após a publicidade -

Em um e-mail enviado as publicadoras que tiveram seus games retirados da loja, a Valve explica que o motivo pelo banimento dos jogos seria o "abuso de algumas ferramentas do Steamworks", como é relatado pelo estúdio indie IDALGAME, que diz que foi injustamente envolvida nessa limpeza feita pela Steam.

Outro motivo para a realização dessa limpeza seria o fato da proximidade das promoções de outono que a Steam realiza durante a Black Friday, assim já retirando diversos jogos de qualidade duvidosa e "arrumando a casa" para as futuras ofertas da loja.

De fato, é que ainda existe muito trabalho a ser feito pelo setor de curadoria da Steam para retirar possíveis games de baixa qualidade, como mostramos semanalmente em nosso quadro "PIJOS - Piores Jogos da Steam".

Fonte: PC Gamer, VG247
Tags
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.