Créditos: Wired

Google se defende e alega que qualidade do Stadia irá melhorar

Usuários reclamam que ports não rodam em 4K nativo; Google culpa devs

A Google se defendeu das críticas que os usuários têm feito à qualidade do seu serviço de streaming de games Stadia, dizendo que a decisão vem dos desenvolvedores — mas que a expectativa é de que isso vai melhorar com o tempo. O principal problema encontrado até agora é que a empresa não cumpriu a promessa de que todos os jogos no lançamento suportariam streaming em 4K.

Como demonstrado pelo site Eurogamer, um exemplo claro disso é a versão de Destiny 2 para Stadia, que renderiza nativamente em resolução 1080p (Full HD). O título então passa por um processo de upscale para melhorar essa qualidade, mas isso não é o suficiente para chegar na qualidade do 4K nativo.

Já o principal port do Stadia até agora, Red Dead Redemption 2, não alcança nem Ultra HD nativo e nem mantém 60 quadros por segundo estáveis. A análise do Digital Foundry descobriu que o blockbuster da Rockstar Games é renderizado em 1080p ou 1440p, dependendo da taxa de dados utilizada pelo usuário.

- Continua após a publicidade -

Então essa imagem passa por upscale para chegar a 4K no Chromecast Ultra, que ainda assim limita a performance a 30fps. Curiosamente, porém, os usuários estão conseguindo destravar essa taxa de frames na versão para navegador do Stadia. Apesar disso, o desempenho nessa opção é instável, ficando longe de manter os 60fps constantes.

"O Stadia transmite em 4K e 60fps — e isso inclui todos os aspectos da nossa pipeline de gráficos, do jogo até a tela: GPU, codificador e Chromecast Ultra, todos com saída de 4K para TVs 4K, desde que você tenha a conexão de internet apropriada. Os desenvolvedores criando jogos do Stadia trabalham duro para entregar a melhor experiência de streaming para todos os jogos. Como vemos em todas as plataformas, isso inclui uma variedade de técnicas para alcançar a melhor qualidade possível. Nós damos aos desenvolvedores a liberdade para decidir como eles irão alcançar a melhor qualidade de imagem e taxa de quadros no Stadia e estamos impressionados com o que eles conseguiram alcançar no dia 1".
Comunicado oficial da Google

"O Stadia transmite em 4K e 60fps — e isso inclui todos os aspectos da nossa pipeline de gráficos, do jogo até a tela: GPU, codificador e Chromecast Ultra, todos com saída de 4K para TVs 4K, desde que você tenha a conexão de internet apropriada. Os desenvolvedores criando jogos do Stadia trabalham duro para entregar a melhor experiência de streaming para todos os jogos. Como vemos em todas as plataformas, isso inclui uma variedade de técnicas para alcançar a melhor qualidade possível. Nós damos aos desenvolvedores a liberdade para decidir como eles irão alcançar a melhor qualidade de imagem e taxa de quadros no Stadia e estamos impressionados com o que eles conseguiram alcançar no dia 1".
Comunicado oficial da Google

Via: Eurogamer
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.