Créditos: Computer Base

NVidia pode estar otimizando a utilização de multi-GPU [Rumor]

A informação foi descoberta em arquivos de driver recente

Quem joga no PC há algum tempo sabe que soluções multi-GPU (SLI / CrossFire) quase nunca funcionaram de forma plenamente eficiente. Além da escassez de jogos que oferecem suporte ao recurso de forma nativa, na grande maioria dos casos uma das placas de vídeo acaba ficando ociosa. Outro ponto levado em consideração envolve o investimento total, que nem sempre compensa proporcionalmente em desempenho. Pensando nisso, a NVidia pode estar trabalhando em uma nova técnica que beneficiaria aqueles que utilizam mais de uma GPU.

O usuário Blaire, do fórum 3DCenter.org, descobriu a pista ao vasculhar os arquivos de drivers recentes da Nvidia e encontrar registros relacionados à renderização multi-GPU utilizando uma técnica chamada CFR (Checkered Frame Rendering). Como explica o TechpowerUp, com o CFR, o frame é dividido em “pequenos quadrados”, como um tabuleiro de xadrez. Os blocos com números ímpares são renderizados por uma GPU e os com números pares pela outra. 

Créditos: TechpowerUPCréditos: TechpowerUp

Ao contrário da técnica AFR (Alternate Frame Rendering), por exemplo, em que a memória dedicada de cada GPU possui uma cópia de todos os recursos necessários para renderizar o quadro, métodos como CFR e SFR (Split Frame Rendering) otimizam a alocação de recursos, com os frames sendo processados de maneira muito mais estável. O CFR também oferece menor possibilidade de micro stutterings que o AFR. 

O 3DCenter também detalhou os recursos e requisitos para utilização do Checkered Frame Rendering. Para começar, o método é compatível apenas com DirectX (incluindo aqui DirectX 12, 11 e 10) – OpenGL e Vulkan estariam de fora até o momento. Outra questão é que, pelo menos por enquanto, a técnica seria exclusividade de placas com arquitetura Turing, já que o NVLink é necessário (provavelmente devido à ampla largura de banda necessária para o processamento em alta velocidade). Ferramentas como o NVIDIA Profile Inspector permitem forçar o CFR, desde que os outros requisitos de hardware e API sejam atendidos, porém, ainda há muitos problemas de compatibilidade.

Via: TechpowerUp, Guru3D Fonte: 3DCenter
Tags
  • Redator: Gabriel Tagarro

    Gabriel Tagarro

    Formado em jornalismo pela Universidade Castelo Branco, é apaixonado por games desde 1994, quando ganhou um Master System. Joga de tudo um pouco, seja no PC ou no console. Ama tecnologia e escreve com prazer sobre tudo que a envolve.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.