Índice do Artigo

Notícias

Transformando um Phenom II X3 em um X4!

Boas novas para os modders e gamers hardcores de plantão. Os chineses do playwares.com postaram numa notícia onde aparentemente conseguiram com sucesso, ativar o quarto núcleo de um Phenom II X3 710.


Assim, o processador passou de three para quad core sem nenhum grande esforço ou transformação via hardware. Tudo por simples mudanças no setup da BIOS.

A placa mãe utilizada foi uma Biostar TA790GX (embora o playwares.com afirme que seja possível utilizar qualquer mobo com chipset 790GX + SB700).

Os passos foram bem simples, consistindo em ir para o setup da BIOS e modificar o parâmetro “Advance Clock Calibration” para a opção “Auto”. Depois, basta salvar a mudança, reiniciar o computador e voilà! Como um passa de mÁgica, o quarto núcleo, antes adormecido, volta a funcionar!

Acima hÁ algumas imagens do site onde mostram o antes e depois da mudança, inclusive destacando um ganho de cerca de 1.000 pontos de CPU no 3DMark06.

Resta saber se a transformação é possível para todas os X3, ou apenas para as primeiras séries, como a 9107477B90003.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções