Créditos: SK Hynix

SK Hynix conclui amostras de engenharia de memórias NAND Flash de 1Tb

Novos chips têm 128 camadas na tecnologia 4D NAND e permitirá smartphones mais finos
Por Carlos Felipe Estrella 20/11/2019 15:50 | atualizado 22/11/2019 08:03 Comentários Reportar erro

A fabricante sul-coreana de semicondutores SK Hynix concluiu as amostras de engenharia dos seus primeiros chips de memória NAND Flash de 1Tb, que permitirão capacidades inéditas de armazenamento nos futuros smartphones topos de linha.

Elas utilizam chips de memória 4D NAND de 128 camadas, que foram produzidos com sucesso pela primeira vez em junho de 2019. Agora, as primeiras amostras desse modelo começam a chegar às empresas clientes da SK Hynix.

Entre as soluções de alta densidade que se aproveitarão dessa peça de hardware estarão um chip de 1TB UFS 3.1 (para smartphones), um cSSD (client SSD) de 2TB e um eSSD (SSD empresarial) de 16TB. As características da tecnologia 4D NAND permitem que esses produtos tenham consumo de energia ultra-baixo e tenha espessura extremamente finas.

Fonte: SK Hynix

Como aponta o site Guru3D, são necessários apenas 8 chips de 1Tb (128GB) para chegar a 1TB de memória. Para efeitos de comparação, é preciso reunir 16 chips de 512Gb (64GB) para se ter um smartphone com a mesma quantidade de armazenamento. Esse é o caso de dispositivos como o Samsung Galaxy S10 Plus, por exemplo, que tem a opção de 1024GB de espaço interno.

- Continua após a publicidade -

Com uma menor quantidade de chips de memória, o smartphone pode ficar até 1mm mais fino, liberando espaço para a implementação de outras peças. Isso deve ser especialmente útil para dispositivos móveis com modem de internet 5G, já que a peça de última geração costuma necessitar de mais espaço dentro da carcaça do aparelho.


Fonte: SK Hynix

Os chips de memória da SK Hynix vêm com a tecnologia Write Booster, que representa um novo padrão para a indústria de armazenamento. Ele também traz um controlador e firmware proprietário da empresa, que dobra o desempenho de escrita sequencial da peça de hardware.

Via: Guru3D
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.