Créditos: Montagem de Cristiano Siquiera

Placa de vídeo dedicada Intel Xe recebeu o codinome Ponte Vecchio

Ela será um dos componentes do supercomputador Project Aurora
Por Fabio Rosolen 14/11/2019 11:56 | atualizado 14/11/2019 15:40 Comentários Reportar erro

A Intel revelou para a imprensa que sua placa de vídeo dedicada Intel Xe recebeu o codinome Ponte Vecchio. Produzida com o processo de 7nm, ela não é voltada para jogos.

Em outubro deste ano surgiram informações que a placa de vídeo estava passando por uma fase de testes com os engenheiros da Intel e confirmação veio através da conta oficial no Twitter de um dos funcionários da empresa.

O codinome Ponte Vecchio faz referência a uma velha ponte de pedra localizada em Florença, na Itália. No caso da placa de vídeo, a “ponte” é a interconexão CXL (Compute Express Link).

A placa de vídeo dedicada da Intel está sendo desenvolvida como um dos principais componentes do “Projeto Aurora”, o supercomputador exascale dos Estados Unidos.

O Projeto Aurora deve incluir os seguintes componentes:

- Dois processadores Intel xeon escaláveis (Sapphire Rapids)
- Seis placas de vídeo dedicadas Intel Xe “Ponte Vecchio”
- Cache ultra-alto
- Memória com alta largura de banda (possivelmente HBM)


Informações recentes dizem que a Intel divulgará mais detalhes sobre o Projeto em 17 de novembro, com a implantação final planejada para 2021.

A Intel também implementará sua iniciativa "One API" para facilitar a integração do hardware no ecossistema de software. Além do Projeto Aurora, a placa de vídeo dedicada Intel Xe deverá ser usada futuramente em uma grande variedade de mercados, como o de estações de trabalho.

Fonte: VideoCardz, TechPowerUp
Tags
  • Redator: Fabio Rosolen

    Fabio Rosolen

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.