Créditos: Johannes Koski - Medium | PNG Images

Jogadores estão gastando menos com conteúdo dentro de Fortnite

O único setor que viu crescimento na sua receita foi o mobile

Uma nova pesquisa do SuperData Research revelou que jogadores estão gastando menos com conteúdo dentro de jogos como Fortnite. Essa queda nos gastos se acentuou, principalmente, desde o início de 2019.

A receita que vem de PCs, consoles e dispositivos mobile somados sofreu uma queda e Fortnite não alcançou a sua meta de US$100 milhões em setembro.  Comparando os dados dos últimos dois anos, o valor que chega dos jogadores de PC ficou estagnado, enquanto os compras de conteúdo adicional em consoles diminuiu. Para comparar, os gastos in-game durante 2018 representaram a maior parte da receita de Fortnite no PC (85%) e quase metade nos consoles (48%). O único setor que apresentou um aumento significativo foi o mobile.  

E o Fortnite não é o único que está nessa situação. Metade dos jogadores considerados na pesquisa (51%) não gastou em conteúdo adicional em outubro, mesmo com lançamentos como FIFA 20 e NBA 2K20.

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Algumas das justificativas para essa queda de microtransações foram a "falha" em instigar as pessoas que já não costumam gastar em conteúdo dentro de jogos e o fato de que, mesmo gastando menos, esses valores se concentram em poucos títulos. Para ilustrar, 8% dos gamers gastaram em Fortnite e Call of Duty: Black Ops 4 em outubro, enquanto apenas 2% deram dinheiro para Destiny 2 ou FIFA 20.

Outro ponto é que os jogadores estão ficando mais cientes sobre (e descontentes com) as táticas de monetização que já se consolidaram nos jogos.

"Os gastos no jogo, como sabemos, atingiram um ponto de saturação. Entre loot boxes, passes de batalha, one-time booster packs e compras de cosméticos individuais, não faltam táticas de monetização. Essas estratégias, no entanto, não estão atraindo todos a comprarem conteúdo adicional. Os desenvolvedores devem procurar e identificar a melhor abordagem para converter jogadores em 'gastadores' ou recuperar a confiança perdida devido a modelos de microtransação mal implementados. [...] Embora a inovação seja necessária para reviver o mercado estagnado, a monetização efetiva nunca deve custar uma experiência de jogo agradável e justa." - SuperData Research

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Apesar desse contexto, Fortnite continua indo muito bem.  O jogo arrecadou US$6,5 bilhões nos PCs e US$1,4 bilhão em receita de consoles no terceiro trimestre desse ano.

Fonte: SuperData Research
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  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

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