Créditos: Intel

Intel anuncia novos chips com foco em inteligência artificial na nuvem

Novos chips NNP-T1000 e NNP-I1000 já estão em produção
Por Fabio Rosolen 13/11/2019 10:25 | atualizado 19/11/2019 13:50 Comentários Reportar erro

A Intel anunciou dois novos chips ‘Nervana Neural Network Processors’ com foco em inteligência artificial na nuvem, o NNP-T1000 e o NNP-I1000.

O Intel Nervana NNP-T atinge o equilíbrio certo entre computação, comunicação e memória, permitindo uma escala quase linear e energeticamente eficiente de pequenos clusters até os maiores supercomputadores. O Intel Nervana NNP-I é eficiente em termos de energia e orçamento e ideal para executar inferência intensa e multimodal usando fatores de forma flexíveis.

A fabricante de chips também revelou uma unidade de processamento de visão Movidius de última geração cuja arquitetura atualizada de visão computacional promete desempenho de inferência 10 vezes maior do que os rivais.

Sobre o chip Movidius, ele deve ser lançado em algum momento do primeiro semestre de 2020. O anúncio da Intel pode representar um grande salto para o desempenho da IA, pelo menos entre as empresas que não adotaram soluções de rivais como a NVIDIA.

A Intel já advertiu que os usos de IA podem exigir que o desempenho dobre a cada 3,5 meses — isso não acontecerá se as empresas simplesmente dependerem das CPUs convencionais. E quando gigantes da internet como Facebook e Baidu se apoiam fortemente na Intel para IA, você pode ver benefícios práticos, como carregamento mais rápido de sites ou recursos de inteligência artificial mais avançados.

- Continua após a publicidade -

Esses produtos fortalecem ainda mais o portfólio de soluções de IA da Intel, que deverá gerar mais de US$ 3,5 bilhões em receita em 2019. O portfólio de IA da Intel ajuda os clientes a ativar o desenvolvimento e a implantação de modelos de inteligência artificial em qualquer escala, desde nuvens maciças até dispositivos edge menores.

A Intel também anunciou seu novo Intel DevCloud for the Edge, que, juntamente com o kit de ferramentas Intel OpenVINO, aborda um ponto-chave para os desenvolvedores – eles podem avaliar, prototipar e testar soluções de IA em uma ampla variedade de processadores da empresa antes que eles comprem o hardware.

Fonte: Engadget, Intel
  • Redator: Fabio Rosolen

    Fabio Rosolen

Um dos maiores hypes dos games chegou. Como você vai em Cyberpunk 2077

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.