Créditos: PCI-SIG

Controladora PCI Express 5.0 é apresentada por fabricante chinesa de SSDs

Produção em massa da controladora HC9001 deve começar no final de 2020
Por Fabio Rosolen 11/11/2019 16:41 | atualizado 24/02/2020 08:24 Comentários Reportar erro

A fabricante chinesa Jiangsu Huacun Electronic Technology demonstrou sua primeira controladora PCI Express 5.0 durante o evento 2019 Nantong New Generation Information Technology Expo. A fabricante de dispositivos de armazenamento e memória deve iniciar a produção em massa da controladora HC9001 até o final de 2020.

Hardware com suporte para o padrão PCI Express 4.0 começou a chegar ao mercado em 2019. Atualmente o padrão é suportado pelos processadores AMD Ryzen para desktops mais recentes, pela linha de processadores AMD Ryzen Threadripper HEDT (high-end desktop) e por processadores para servidores da linha AMD EPYC. A Intel deve anunciar o suporte para o padrão PCI Express 4.0 em breve.

Pouco se sabe sobre a controladora PCI Express 5.0 da Jiangsu Huacun Electronic Technology. Conhecida por enquanto como HC9001, ela foi produzida com o processo de fabricação de 12nm em parceria com o China National Research Institute. Om o crescente interesse na nova controladora, mais informações sobre ela devem ser divulgadas em breve.



O padrão PCI Express 5.0 foi finalizado em 2018 e promete uma largura de banda total de 128GBps em um slot x16, bem acima do que é oferecido pelo PCI Express 4.0. Neste ponto o PCIe 5.0 seria um exagero para o consumidor médio, considerando que as placas de vídeo e os SSDs não são rápidos o suficiente para usar todo o potencial do PCIe 4.0. No entanto, o PCIe 5.0 certamente será uma progressão bem-vinda nos setores de computação em nuvem, big data, IA (inteligência artificial) e 5G.

Um roadmap não confirmado da Intel indica que a fabricante de chips aparentemente adotará o padrão PCIe 5.0 com seus próximos processadores “Sapphire Rapids” para o mercado corporativo em 2021. No caso da AMD, a empresa ainda não falou sobre a adoção do novo padrão.

Via: IThome Fonte: Tom's Hardware
Tags
ssd
  • Redator: Fabio Rosolen

    Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.