Créditos: https://www.techspot.com/news/82131-amd-navi-12-navi-14-gpus-detailed-further.html

Arquitetura de GPU AMD Navi 14 pode ser lançada com 5 diferentes modelos

Destacamos também as possíveis placas para cada modelo

Um arquivo com possíveis chamadas à drivers para Linux pode ter revelado os possíveis modelos e clocks da nova arquitetura de GPUs da AMD, a Navi 14. Segundo o trecho de código abaixo, podemos perceber 5 modelos de GPUs: XT, XTM, XLM, XTX e XL. Estas informações podem indicar que o lançamento de placas de vídeo com a AMD Navi 14 pode estar perto.

O que pode validar estes rumores são as outras indicações. Observe que além das citações dos 5 novos modelos Navi 14 temos a indicação das GPUs Navi 10. Já sabemos que as Radeon RX 5700, RX 5700 XT e RX 5700 XT 50th Anniversary Edition empregam as GPUs Navi 10 XL, Navi 10 XT e Navi 10 XTX, respectivamente. Além disso, a listagem também menciona os valores 1.625, 1.755 e 1.830, que correspondem efetivamente ao Game Clock de cada placa gráfica Navi 10.

Há uma certa confusão ao tentar explicar a nomenclatura de clocks que a AMD utiliza na geração Navi, então tentaremos simplificar os nomes. Base Clock é a frequência mais baixa da GPU, que a placa utiliza em tarefas básicas do computador, como simplesmente exibir sua Área de Trabalho. Este clock é baixo justamente para reduzir o consumo desnecessário de energia.

A introdução do Game Clock pela AMD fez com que muitas pessoas o comparassem com o Boost Clock das placas da NVidia, o que não é totalmente errado. O Game Clock é a frequência que a GPU entrega para rodar os jogos de maneira satisfatória, mas não é necessariamente o máximo que a placa pode entregar, esta frequência máxima é a chamada Peak Clock (Pico de Frequência).

- Continua após a publicidade -

Ao realizar um overclock nestas placas, tenha em mente que o valor que é aumentado é o Base Clock que, por tabela, "empurra" também o Game Clock e o Peak Clock.

A escolha lógica para a AMD seria utilizar os modelos Navi 14 XT e Navi 14 XTX para as placas Radeon RX 5500 e Radeon RX 5500 XT, respectivamente. O que nos leva a crer que outros modelos podem equipar GPUs de entrada, como a Radeon RX 5300-series, provavelmente utilizarão a Navi 14 XL com Game Clock de 1.448 MHz. O que deixaria a Radeon RX 5300M com a Navi 14 XLM com Game Clock de 1.181 MHz.

Na página oficial da AMD destinada à série Radeon RX 5500, podemos observar que o valor do Game Clock mostrado é igual ao suposto valor da Navi 14 XT. Sobre a utilização da Navi 14 XTX no modelo Radeon RX 5500 XT, o principal fundamento que nos levou a esta suposição foram as entradas da EEC, já vistas em alguns lugares:

- GV-R55XTOC-8GD

- GV-R55XTGAMING-8GD

- Continua após a publicidade -

- GV-R55XTWF2-8GD

- GV-R55XTD6-8GD

Como você pode ver, o esquema de nomenclatura das variantes da GPU é um pouco confuso. Eles geralmente não são usados para marketing, mas são muito úteis para decodificar o propósito da GPU.

Logo abaixo podemos ver uma tabela, baseada nos dados de repositórios Linux, resumindo as versões da linha AMD Navi 10 e 14, com seus respectivos modelos de placas de vídeo.

Fonte: Videocardz, Tomshardware
Tags
amd
  • Redator: Jean Oliveira

    Jean Oliveira

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.