Créditos: MSI

MSI começa a liberar BIOS oficial que reduz tempos de boot em suas placas X570

Update que até então havia saído como BETA, aos poucos chega oficialmente a vários modelos de placa-mãe

Como já anunciado anteriormente pela MSI, a empresa começou a disponibilizar atualizações de firmware baseadas no mais novo microcódigo da AMD (AGESA 1.0.0.4), para suas placas-mãe X570, algumas delas listadas entre as melhores placas da linha gamer pelo site PC Gamer. De acordo com a MSI, essas atualizações da BIOS trazem consigo mais de 100 melhorias e correções, além de encurtar os tempos de inicialização.

Ainda segunda a própria MSI em um post em seu blog "o mais novo update 1.0.0.4 Patch B BIOS (SMU v46.54) vem com uma enorme melhoria em todos os quesitos relacionados a debugs e otimização em relação à versão anterior. Há uma loooooooooooonga lista de melhorias e alterações. Para mim, a mais atraente é o procedimento otimizado para boot de sistema que nos permite encurtar o tempo de inicialização e menos espera".

Em comparação com versões da BIOS baseadas no microcódigo anterior, a MSI registrou tempos de inicialização com redução de até 8 segundos, após a limpeza do CMOS. Podemos ver aqui alguns dos números liberados pela MSI:

 

Apesar dessas afirmações já terem mais de uma semana, o que há de novo é que os proprietários de certas placas-mãe X570 agora podem colocar isso à prova, se quiserem. Estas são as placas-mãe que já tiveram os updates de firmware liberados(além dos links para baixá-los):

- Continua após a publicidade -

MSI Meg X570 Godlike
MSI Meg X570 Ace
MSI Meg X570 Unify
MSI MPG X570 Gaming Pro Carbon WiFi
MSI MPG X570 Gaming Edge WiFi
MSI MPG X570 Gaming Plus
MSI Prestige X570 Creation
MSI X570-A Pro

É sempre uma boa ideia fazer backup de seus dados antes de atualizar o firmware, para o caso de algo dar errado. Vale também anotar suas configurações de BIOS, pois é possível sejam necessários alguns ajustes manuais após a atualização para manter configurações de overclock, evitar arranjos incompatíveis de RAID, e evitar outros possíveis problemas.

MSI lança placas-mãe Godlike, Ace e Creation com chipset AMD X570

Se apenas a possibilidade de boots mais rápidos é suficiente para justificar o flash da BIOS, cabe ao usuário decidir, já que os SSDs já são um enorme salto de desempenho para os tempos de inicialização.

- Continua após a publicidade -

Além de inicializações mais rápidas, o microcódigo 1.0.0.4 da AMD também deve aumentar os as frequências de boost em todos os núcleos nos processadores Ryzen 3000.

Pensando no futuro, a MSI diz que terá novas atualizações BIOS disponíveis para suas placas-mãe da série 400 Max em meados de novembro, e para todas as placas-mãe da série 400 e 300 até o final do próximo mês. Espera-se que outros fabricantes de placas-mãe também liberem novas atualizações de BIOS em breve.

Via: PC Gamer Fonte: PC Gamers
Tags
amd
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.