Créditos: https://www.pcgamesn.com/wp-content/uploads/2018/12/Intel-discrete-graphics-card.jpg

Intel conclui testes iniciais de sua GPU Intel Xe com sucesso

A GPU e seu kit de desenvolvimento já está nas mãos das desenvolvedoras
Por Jean Oliveira 28/10/2019 11:02 | atualizado 28/10/2019 11:06 Comentários Reportar erro

Há alguns dias noticiamos aqui no Adrenaline que os testes com a primeira GPU dedicada da Intel, a Intel Xe DG1 (Discrete Graphics 1), estava em fases iniciais. Entretanto a empresa, no seu relatório financeiro do terceiro trimestre de 2019, além de informações que para nós não é de interesse algum, Bob Swan, CEO da empresa, informou aos investidores que a Intel Xe DG1 foi utilizada com sucesso em teste de laboratório da empresa.

Segundo o CEO, a GPU poderá estar pronta para o mercado consumidor no segundo semestre de 2020. Ele também "deixou vazar" que a Intel está trabalhando para, em 2021, entregar uma GPU com litografia de 7nm.

Os procedimentos na GPU em laboratório consiste em técnicas de depuração pós-silício, inserindo um protótipo do chip gráfico numa PCB (Placa de Circuito Impressa) personalizada e após isso realizar os testes iniciais e verificar se a mesma inicializa com sucesso. Com o sucesso desta etapa inicial, a Intel agora possui um produto funcional capaz de suportar e executar cargas de trabalho e aplicações do mundo real, supostamente quase pronta para o consumidor final.

Existe a possibilidade da GPU dedicada "combinar" seu poder de processamento com a GPU integrada dos futuros chips Tiger Lake, porém nada confirmado até o momento.

Não temos maiores detalhes no que diz respeito ao poder de fogo da GPU dedicada da Intel. Rumores apontam que a Intel Xe DG1 tenha poder similar à GPU integrada da futura geração de processadores da empresa, a Tiger Lake, a segunda geração de processadores da Intel de 10nm que virá para substituir a recém-anunciada Ice Lake. Se a informação estiver correta, esta GPU será uma placa de baixo desempenho, se compararmos às placas da NVidia e da AMD, o que pode ser decepcionante para o consumidor final.

- Continua após a publicidade -

Uma referência que poderia comprovar esta hipótese é uma lista "supostamente vazada" pela própria Intel de especificação de drivers para sistemas Linux. A lista já foi retirada do ar, porém existe uma linha interessante para descrever a GPU dedicada Intel Xe DG1: iDG1LPDEV = "Intel(R) UHD Graphics, Gen12 LP DG1" "gfx-driver-ci-master-2624". A nomenclatura utilizada é a mesma para as futuras GPUs integradas da próxima geração de processadores, a Tiger Lake.

Deixando os rumores um pouco de lado, os kits de desenvolvimento da Intel Xe DG1 já estão com várias desenvolvedores ao redor do mundo. Chamado de "Discrete Graphics DG1 External FRD1 Accessory Kit (Alpha) Developer Kit", este kit em estágio Alfa de desenvolvimento pode significar que o lançamento da Intel Xe DG1 esteja bem próximo, provavelmente entre os meses de Julho e Agosto de 2020.

Fonte: Techpowerup, Guru3D, Pcgamesn
Tags
  • Redator: Jean Oliveira

    Jean Oliveira

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.