Créditos: the_excalibruh | Reddit

Chipset B550 deve chegar em breve como solução mais barata frente ao X570

Placas mãe do segmento intermediário para Ryzen 3000 também devem trazer PCI-E 4.0
Por Daniel Trefilio Carvalho 21/10/2019 15:35 | atualizado 21/10/2019 15:35 Comentários Reportar erro

O novo chipset B550A para processadores AMD está a caminho e pretende entrar no mercado abaixo dos US$ 150,00 sem deixar de lado um dos grande diferenciais e atrativos da linha 500, a compatibilidade com PCI-Express 4.0.

Quando uma foto divulgada pelo usuário do reddit the_excalibruh, especulou-se que  as placas para o varejo da linha B550 já estavam começando a chegar no mercado, contudo o mal entendido foi esclarecido no próprio post por um representante de marketing da própria AMD.

Enquanto a linha X570 é em sua maioria foi desenvolvido como um projeto interno da própria AMD, espera-se que o projeto da ASMedia seja uma nova versão do chipset Promontory-LP, uma revisão da linha X470 e B450, que vai atender exclusivamente o mercado de computadores pré-montados (OEM), mas com alguma compatibilidade com PCIe 4.0. Originalmente, apesar de ser compatível com processadores da linha 3000, o chipset das X470 e B450 não possuíam qualquer suporte a nova geração de PCIe, contudo nas placas exclusivas para sistemas OEM o novo formato vem ativado nas linhas de processador diretamente no nível da BIOS, contrariando rumores e garantindo assim suporte a nova tecnologia no primeiro slot PCIe (para placas de vídeo) e no primeiro slot M.2, slots que são controlados diretamente pela CPU e não pelo chipset da placa mãe. O restante das conexões I/O da placa é bem similar às conexão da série 400, com seis porta SATA 6Gbps, até duas portas USB 3.1 de 10 Gbps, quatro USB 3.1 de 5 Gbps, e oito portas USB 2.0/1.1. Caso o processador AM4 SoC instalado na placa seja  Ryzen de terceira tem ficam disponíveis mais duas portas USB3.1 de 10 Gbps.

Enquanto as marcas parceiras da AMD podem aproveitar essa oportunidade para lançar versões mais robustas, que estão sendo desenvolvidas para o varejo, de placas mãe B550 trazendo a mais recente porta ethernet com controladores de 2.5 GbE e Wi-Fi 6 802.11ax, é pouco provável que os outros aspectos da nova linha sejam muito distantes da B550A, uma vez que a série B mira no mercado intermediário com uma boa relação custo-benefício ,mas ao menos haverá uma atualização do chip.

Fonte: TechPowerUp, TechPowerUp
Tags
amd
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.