Créditos: Seize Studios/Infinity Green/First Phoenix Studio

BGS 2019: Patos, psicodelia e Ray Tracing no Rio de Janeiro - outros destaques da Avenida Indie

Em uma área com bastante variedade de games, muitos games independentes chamaram a atenção durante a Brasil Game Show desse ano
Por Pedro Henrique 18/10/2019 18:00 | atualizado 24/10/2019 13:07 Comentários Reportar erro

Além de 171 e PACER, outros games chamaram minha atenção durante as visitas na Avenida Indie. Algo que me agrada muito nessa parte da feira é que existem jogos que irão agradar os mais variados públicos, o que torna um grande atrativo para os visitantes da Brasil Game Show.

Game, Prosa & Texto: Falamos com devs brasileiros sobre o nosso espaço no mundo dos games!

Apesar de haver menos títulos se comparado ao ano passado, neste ano a área destinada aos games independentes se destacou pelos diversos games praticamente prontos, onde muitos deles tem previsão de lançamento já para 2020.

ATENÇÃO: A lista a seguir não reflete a ordem de “melhor para o pior” ou vice-versa em questão de qualidade.

The Path of Calydra

A equipe da FinalBoss realizou um grande trabalho em The Path of Calydra, game que retrata as aventuras de Matheus H. Bornbolt, um garoto de 12 anos que vive nos subúrbios de uma grande cidade, que por conta dos problemas relacionados ao bullying, acaba aceitando o convite de Calydra, uma entidade mágica que acaba possuindo em sua mochila, para desembarcar em uma grande aventura em um mundo totalmente desconhecido.

- Continua após a publicidade -

Os destaques para esse game se dão pelos belos gráficos e animações, que são possíveis graças a Unreal Engine 4, e as diversas mecânicas que a mochila de Mathus ganha com Calydria, que estão ligadas aos quatro elementos principais: fogo, água, terra e ar.

The Path of Calydra tem previsão de lançamento para julho de 2020, chegando para PC (via Steam e Epic Games Store), Playstation 4 e Xbox One.

Grashers

Inspirando em alguns indies como The Binding of Isaac e Dead Cells, Grashers te leva pelas galáxias como um  gari interestelar, coletando todo o lixo e limpando os planetas que visita. Durante essas visitas, você terá que enfrentar diversas ameaças e monstros enquanto realiza seu serviço de limpeza.

- Continua após a publicidade -

Com um estilo gráfico bacana e uma gameplay desafiadora, o game da Pink Array tem previsão de lançamento para o mês de maio de 2020 para PC via Steam.

DOLMEN

Enfim parece que a Massive Work Studio está finalizando seus trabalhos com DOLMEN, jogo onde você controla um terráqueo que desperta em Revion Prime, um lugar hostil com diversas criaturas.

As inspirações na série Souls são muito claras, onde sua jogabilidade e movimentação remetem as criações de Hidetaka Miyazaki, além de contar com ótimos gráficos graças a Unreal Engine 4 e uma ambientação que remete aos games da série Dead Space

DOLMEN tem previsão de lançamento para 2020 inicialmente para PC pela Steam (a equipe de desenvolvimento pensa em levar sua criação também para Playstation 4 e Xbox One no futuro).

Psikodelya

Toda vez que você passava pelo estande da Infinity Green você notava que no monitor estava passando um trailer de um game com uma coloração...diferente.

Esse era Psikodelya, game de exploração e puzzle que tem como principal diferencial sua ambientação psicodélica, com cores bastante chamativas (segundo os desenvolvedores, as inspirações vêm da coloração dos anos 60/70) e diversos cenários para explorar e resolver os desafios propostos. 

Outra coisa que também chama a atenção é sua trilha sonora que acaba envolvendo o jogador durante sua jogatina.

Psikodelya já está disponível para PC pela loja da Valve com valor de R$ 28,99, onde segundo a Infinity Green, o próximo grande passo para o game é criar uma versão em VR.

What the Duck

No mundo dos jogos já tivemos diversos animais figurando como companheiros de aventura dos heróis, como cachorros, cavalos, dragões, yoshi’s...mas que tal um pato? Essa é a proposta de What the Duck, game de aventura e RPG desenvolvido pela Seize Studios que nos leva por uma jornada com Illy Bavent e seu animal espiritual, um patinho.

Juntando mecânicas inspiradas principalmente de Kingdom Hearts, o grande diferencial está no uso do patinho, que auxilia Illy a derrotar os mais diversos inimigos com suas habilidade de suporte.

What the Duck ainda não tem uma previsão de lançamento, mas o game já possuí sua página da Steam, assim, podendo o usuário adicionar o jogo em sua lista de desejos.

Out of Space

Um dos nomes mais conhecidos pelo público brasileiro, por conta de games como Chroma Squad, Knights of Pen and Paper e Galaxy of Pen and Paper, a Behold Studios levou ao público da Brasil Game Show desse ano seu futuro game Out of Space

O jogo possui diversas inspirações em Overcooked e The Sims, onde você deve administrar uma casa espacial, lidando com infestações alienígenas e cuidando de você e seus colegas. A gameplay lembra o caótico game da Ghost Town Games, sendo o game perfeito para se jogar com amigos.

Out of Space atualmente se encontra em acesso antecipado na Steam, custando R$ 26,89 na loja da Valve.

Planeteer

O game desenvolvido pela equipe da United Games ganha destaque aqui por conta de ter sido o único game em VR disponível na Avenida Indie, além de impressionar para um trabalho feito em apenas 3 meses. 

No jogo, controlamos um patrulheiro espacial que deve lidar com diversa hordas de inimigos. Com uma gameplay divertida, o game parece estar no caminho certo para aqueles que buscam bons jogos para a realidade virtual.

Planeteer tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2020, chegando inicialmente para Oculus Rift.

Gravity Heroes

De volta na Brasil Game Show, a Studica Solution trouxe novamente Gravity Heroes para a feira, mostrando algumas novidades muito interessantes para o público que testava o game. Explicando sobre o jogo, ele segue os moldes de títulos já conhecidos como Towerfall Ascension, onde o grande diferencial está no controle da gravidade de seu personagem.

No começo, os controles podem parecer confusos, mas ao passar das fases você vai entendendo mais a mecânica do game. Outros pontos positivos de Gravity Heroes estão nos belos gráficos em pixel-art e na gameplay divertida e ao mesmo tempo caótica.

Gravity Heroes tem previsão de lançamento para 2020, porém, você já pode estar baixando uma demonstração gratuita do game na página oficial do jogo na Steam.

RIO - Raised in Oblivion

Talvez um dos jogos mais procurados da Avenida Indie junto com 171, RIO - Raised in Oblivion, desenvolvido pela First Phoenix Studio, tem a ousada proposta de trazer com detalhes uma Rio de Janeino pós-apocalíptica, onde o game contará a história de pai e filho sobrevivendo em uma cidade destruída por um vírus transmitido pelos pombos.

Na pequena demonstração disponível para se jogar, obviamente o destaque vai para os gráficos impressionantes que o jogo possuía, que conta até mesmo com a implementação da tecnologia Ray Tracing (acredito eu que é o primeiro jogo desenvolvido no Brasil a contar com suporte ao traçamento de luz em tempo real). 

RIO - Raised in Oblivion tem previsão de lançamento para 2020 no PC.

Eternal Hope

Inspirado em games como Limbo e Inside, Eternal Hope, da Double Hit Games, foi um dos jogos que mais me emocionou quando joguei. Ele conta a história de Ti'bi, que após perder sua amada, parte em uma aventura em busca de almas para a Morte, na esperança de ter sua mulher de volta à vida.

Com uma trilha sonora e direção de artes incríveis, o game certamente irá agradar aqueles que buscam um belo game com uma história emocionante.

Eternal Hope tem previsão de lançamento para abril de 2020, chegando para PC via Steam e Xbox One. A equipe da Double Hit Games ainda estuda lançar o game para outras plataformas.

  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.