Créditos: AMD

Chipset AMD TRX40 não terá compatibilidade com modelos Threadripper de 1ª e 2ª geração

Os chips Threadripper de 3ª geração também não serão compatíveis com o chipset AMD X399
Por Ana Luiza Pedroso 11/10/2019 12:35 | atualizado 11/10/2019 12:35 Comentários Reportar erro

A AMD está finalizando a sua linha Ryzen Threadripper HEDT de terceira geração e o primeiro modelo a ser lançado é o chipset AMD TRX40. O que era esperado é que a nova família seria compatível com as linhas de CPUs anteriores como aconteceu com a linha Ryzen 3000, mas foi relatado recentemente que esse modelo de chipset não terá suporte para os processadores Ryzen Threadripper de primeira e segunda geração.

Alguns jornalistas estão relatando que receberam essas informações de fontes seguras. Um deles é o ReHWolution, que falou em seu Twitter: "ASRock TRX40 Taichi & Creator estão chegando em novembro. Ela não é compatível com versões anteriores dos processadores Threadripper de 1ª e 2ª geração. Além disso, as CPUs TR de terceira geração não funcionarão em placas X399." Você pode conferir a publicação original abaixo:

Como falado na publicação acima, os próximos chips Threadripper de 3ª geração também não serão compatíveis com o chipset AMD X399. O site TechPowerUp relata que a empresa está trabalhando em placas-mãe TRX40 Taichi e TRX40 Creator e que recebeu de fontes confiáveis que a empresa não irá investir em suporte para os modelos anteriores.

Ainda não se sabe qual o motivo da AMD não tornar os seus novos modelos compatíveis com as gerações anteriores. O que já foi revelado é que o EPYC "Rome" MCM é compatível com pinos com os chips EPYC "Naples" de primeira geração, isso porque os chips mais novos são compatíveis com servidores mais antigos por meio de uma atualização do BIOS. 

- Continua após a publicidade -

Outro fato que já se sabe é que o soquete TR4 também é quase idêntico ao SP3r2, mas quatro dos oito canais de memória tambem seriam removidos. O TechPowerUp afirma que a AMD pode destinar novamente esses pinos não utilizados para outra coisa, como conectividade PCIe adicional.

O lançamento oficial não está muito longe, em novembro a AMD vai revelar os detalhes que vão integrar a sua nova geração.

Via: TechPowerUp, videocardz
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.