Créditos: Anand Tech

Intel se prepara para lançar PCs modulares de próxima geração The Element

Ideia seria criar o PC modular definitivo, onde trocar partes seria extremamente fácil e rápido

A fabricante de hardware Intel realizou um evento em Londres para demonstrar o seu novo produto conceito, o PC modular The Element. Esse é um novo produto que promete introduzir um novo conceito de computação modular, onde o usuário poderia substituir as peças do seu computador de maneira extremamente rápida e fácil.

Como lembra o site TechPowerUp, a ideia do novo modelo da Intel parte de um outro conceito, o Project Christine da Razer. No caso da Razer, porém o projeto acabou não indo para a frente. A Intel busca ter um destino diferente com The Element, e para isso eles estão trazendo um design que tem praticamente tudo que se espera de um PC gamer.

Isso quer dizer que ele não só traz o básico como CPU, RAM e armazenamento, como ainda tem um conjunto bastante completo de conectores. Há um slot PCIe, assim como opções de I/O como Thunderbolt, HDMI, Ethernet, USB e Wi-Fi.

Fonte: Anand Tech

Ainda segundo a notícia, a demonstração consistiu de uma CPU BGA Xeon soldada numa estrutura com espaço para dois slots de memória SODIMM e duas portas M.2 para SSDs. Todas essas peças são resfriadas por um cooler do tipo blower diretamente apontado para o dissipador de calor do processador.

- Continua após a publicidade -

O sistema inteiro pode receber alimentação diretamente do slot PCIe — que sozinho oferece 75W de potência — operando em conjunto com um conector de 8 pinos que se liga diretamente numa fonte de alimentação tradicional. Além disso, a Intel ainda implementou a possibilidade da placa ser alimentada através de uma fonte de alimentação externa de 19V.

Fonte: Anand Tech

A ideia é que o PC modular se conecte diretamente numa placa-mãe usando um slot PCIe — que poderia até ser uma das poucas conexões da peça, já que The Element já traz RAM, CPU e HD. Com isso, seria possível facilmente substituir o sistema inteiro por um outro mais moderno apenas ao trocar o The Element por uma geração mais nova. Outra opção é fazer um setup no estilo de um servidor, onde se usa dezenas dessas unidades para formar uma grande unidade com alta capacidade de processamento.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: TechPowerUp Fonte: Anandtech
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.