Créditos: Pentag Gears

Nova propriedade do Grafeno é descoberta e pode entregar muito mais eficiência energética

Os pesquisadores torceram o material em um "ângulo mágico" para torná-lo um supercondutor
Por Saori Almeida 04/10/2019 16:50 | atualizado 04/10/2019 16:50 Comentários Reportar erro

Pesquisadores e cientistas descobriram uma nova propriedade do grafeno que, segundo eles, pode mudar o que conhecemos sobre eficiência de transporte de energia. Segundo o artigo publicado na revista Science Advances, esse material é mais um supercondutor de eletricidade do que se pensava e pode entregar mais eficiência energética do que sabíamos até agora.

Os pesquisadores da Universidade de Ohio dizem ter encontrado um ângulo em que o grafeno passa de um condutor normal para um supercondutor. Eles adicionaram uma segunda camada de átomos de carbono à camada unica do grafeno e torceram esses átomos no que foi chamado de "ângulo mágico". O registro inicial desse ângulo foi marcado de 1 a 1.2 graus, porém, com o avanço dos estudos, foi possível verificar que até 0.9 graus também podem oferecer excelentes resultados. Ainda não há uma explicação exata para a existência desse ângulo.

Para deixar mais esclarecido, qualquer metal é um condutor normal de energia. Chamar um metal de supercondutor quer dizer que ele transporta eletricidade sem que haja resistência - ou seja, não há perda de energia.

"A supercondutividade pode revolucionar muitas indústrias - linhas de transmissão elétrica, linhas de comunicação, transporte, trens (...)." - Emilio Codecido, coautor da pesquisa.

O principal autor da pesquisa diz que essa descoberta abre portas para saber como o grafeno supercondutor se comportaria fora dos laboratórios. Até então, esses testes só são possíveis em ambientes controlados em temperaturas muito baixas. 

Via: TweakTown
Assuntos
Tags
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

Últimas







O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.