Créditos: Reprodução/Patent Scope

PlayStation Assist pode ser o assistente de voz do novo console da Sony

O sistema serviria como um guia que fornece interações diretas com os conteúdos de games
Por Felipe Gugelmin 01/10/2019 09:11 | atualizado 01/10/2019 09:11 Comentários Reportar erro

Em meio ao desenvolvimento de seu novo PlayStation, a Sony pode estar apostando em um assistente de voz proprietário como um diferencial. Patentes reveladas esta semana mostram que a companhia está desenvolvendo o “PlayStation Assist”, sistema semelhante ao Alexa e ao Cortana que atuaria como um complemento ao novo console e seus jogos.

Segundo o analista Daniel Ahmad, da Niko Partners, os documentos registrados pela companhia sugerem cenários que envolvem os games em si. Em um exemplo, ele afirma que seria possível perguntar ao assistente onde há pacotes de vida na proximidade, que seriam indicados no mapa pelo sistema.

Além disso, o PlayStation Assist poderia indicar qual inimigo fornece um equipamento específico que você está procurando. A descrição da patente indica que a tecnologia usaria a inteligência artificial como base e que teria aplicações inicias como um “método de assistência” de games.

Experiência interativa completa

Para conseguir resultados mais eficientes, o assistente poderia ter acesso a uma “engine de aprendizado profundo” gerenciada pelos servidores de um jogo ou pela inteligência artificial de uma entidade terceira. Segundo a Sony, a tecnologia pode usar informações como a estratégia de jogo, os dados de personagens e até mesmo o histórico de compras de seus amigos para aprimorar as respostas que surgem na tela.

- Continua após a publicidade -

Fonte da imagem - Reprodução/Patent Scope

Como resultado, o jogador tem uma experiência mais imersiva com o aplicativo de games, como em vez de simplesmente jogar o jogo a partir da caixa, por assim dizer, ele pode melhorar seu gameplay com a informação apresentada”, descreve a empresa. A patente afirma que as interações podem ser feitas por áudio, textos, vídeos ou por conversas com um “mordomo” ou “navegador” automatizado.

Para completar, o documento descreve um aplicativo para dispositivos mobile que seria capaz de apontar seu progresso em um jogo e apontar quanto falta para conquistar um troféu. Embora a ideia seja condizente com o mercado atual, vale notar que muitas patentes chegam a nunca se converter em produtos reais — assim, é preciso encarar o vazamento com certo ceticismo enquanto a Sony não confirma a existência do PlayStation Assist.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Eurogamer Fonte: Daniel Ahmad/Twitter
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.