Índice do Artigo

Notícias

Cibercriminosos não são "nerds solitários", diz Trend Micro

As mentes por trÁs do desenvolvimento de malwares especializados no crime virtual são “nerds com óculos grossos, tímidos e sem vida social satisfatória”? Errado. De acordo com uma pesquisa da Trend Micro, apesar de 15% das pessoas acreditarem nesse estereótipo, o cibercrime é praticado por empresas grandes, sérias e de natureza cooperativa.

Essas organizações ganham poder por meio do roubo de senhas e propriedade intelectual. As empresas mais técnicas se especializam no desenvolvimento softwares engenhosos, enquanto outras vendem softwares ilegais ou divulgam serviços como distribuição de spam e construção de botnets sofisticados. O valor arrecadado com crimes online varia entre diferentes grupos, em função dos riscos que correm. A Trend Micro apurou que alguns vendem código por 365 a 2.400 euros e programadores do Zeus chegam a ganhar em torno de 610.000 euros por ano, o equivalente a quase US$850 mil.

Uma rede de 150 mil bots pode captar centenas de milhões de dólares por ano somente a partir das buscas em sites populares. Assim que as vítimas clicam no resultado ou em um link patrocinado, são direcionadas a um site no qual os cliques são convertidos em dinheiro. Para isso, os criminosos vendem os cliques fraudados a um corretor de trÁfego, que revende o trÁfego a partes legítimas, como Yahoo ou Google.

A Trend Micro alerta que essas redes maliciosoas podem incluir mais de cem servidores hospedados em inúmeros datacenters ao redor do mundo e, coletando apenas alguns dólares de cada vítima, acabam lucrando milhões em um ano. Portanto, os usuÁrios precisam estar conscientes suas identidades e informações confidenciais têm um valor monetÁrio real e as consequências de seu roubo não são apenas momentâneas, podendo afetar registros de todo o histórico bancÁrio de pessoas e empresas.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções