Créditos: Divulgação/Sony

Modo Repouso do PlayStation 5 promete gastar menos energia que o do PlayStation 4

Além de mais poderoso, o console deve ajudar a diminuir a pegada de carbono da Sony
Por Felipe Gugelmin 23/09/2019 11:25 | atualizado 23/09/2019 14:14 Comentários Reportar erro

Além de entregar um hardware tecnicamente superior ao do PlayStation 4, o novo console da Sony também deve trazer uma eficiência energética maior. Segundo Jim Ryan, presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, o PlayStation 5 vai consumir muito menos energia quando estiver em seu Modo de Repouso.

O executivo afirma que o PlayStation 4 já faz parte da iniciativa “Playing for the Planet”, adotando um SoC (System on a Chip) que suspende o funcionamento para a sua memória RAM quando ele está em repouso. Segundo Ryan, o PlayStation 5 vai ser ainda mais eficiente e só deve consumir aproximadamente 0,5W quando estiver em suspensão.

Fonte da imagem - Divulgação/Sony

Nas estimativas da Sony, caso um milhão de consumidores decidam usar a opção, isso vai representar uma economia de energia equivalente ao uso médio de 1 mil residências nos Estados Unidos. A companhia também anunciou que suas iniciativas voltadas a adotar práticas mais amigáveis com o meio-ambiente já evitaram que ela emitisse aproximadamente 16 milhões de toneladas métricas de carbono.

Mais poderoso e eficiente

- Continua após a publicidade -

O objetivo da companhia é adotar práticas que, nos próximos 10 anos, essa quantidade aumente para 29 milhões de toneladas métricas. Além de criar um console que usa a energia de forma mais eficiente, a fabricante também quer reduzir a pegada de carbono de seus centros de dados e de seus serviços relacionados a games como um todo.

Fonte da imagem - Divulgação/Sony

Até o momento são poucos os detalhes oficiais conhecidos sobre o PlayStation 5. A Sony já divulgou que um novo SSD vai ser a peça central da plataforma, oferecendo tempos de carregamento mais curtos e novas ferramentas para desenvolvedores. Além disso, o dispositivo deve contar com CPU e GPU customizadas feitas pela AMD e retrocompatibilidade com os games do PlayStation 4.

Ausente dos maiores eventos de games de 2019, a empresa japonesa prepara para a próxima terça-feira (24) uma nova edição do State of Play. Nele, a companhia deve divulgar mais detalhes sobre The Last of Us: Part II que, segundo alguns rumores, pode chegar às lojas já nos primeiros meses de 2020.
 

Via: Engadget Fonte: PlayStation Blog
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.