Créditos: Onda

Onda lança B250 D32-D3, placa-mãe gigante com 32 conexões SATA e maior que modelos E-ATX

Para usar a placa vai ser necessário investir em um gabinete personalizado
Por Ana Luiza Pedroso 17/09/2019 14:11 | atualizado 17/09/2019 14:11 Comentários Reportar erro

A empresa chinesa Onda lançou a placa-mãe "monstro" B250 D32-D3. Ela vem com 32 portas SATA e mede 405,5 x 310,5 mm, o que a torna maior que os modelos E-ATX e EE-ATX, mas menor que os modelos WTX. Seu formato é tão grande que ela não encaixa em gabinetes normais, por ser muito maior do que as placas comuns.

Site do produto: Onda B250 D32-D3

Os fornecedores chineses de placas-mãe são conhecidos por trazer alternativas não muito comuns para a indústria. Um exemplo é a Soyo, outra fabricante de hardware da China, que lançou uma placa-mãe com suporte a até quatro gerações de processadores Intel, a H310C. Há ainda outros exemplos, e a B250 D32-D3 da Onda é mais um deles.

O que mais chama a atenção para essa placa é que a empresa a equipou com 32 portas SATA com o conector de dados e de energia, como as encontradas em notebooks. Dessa forma é possível conectar discos rígidos ou SSDs diretamente na placa-mãe. Para usar a  B250 D32-D3 como backplane é necessário ter um gabinete personalizado.

A placa foi desenvolvida para CPUs Intel LGA 1151 e é baseada no chipset Intel B250, o que quer dizer que o suporte é limitado aos CPUs Skylake e Kaby Lake. Além disso ela é equipada com: um slot PCIe x1, dois slots SO-DIMM RAM, quatro portas USB 3.0, um par de RJ45, HDMI e VGA. Ela ainda foi projetada para fornecer suporte a energia com seis conectores de seis pinos.

- Continua após a publicidade -

A empresa não divulgou a lista de parceiros que estão presentes na placa, mas aproximando as imagens divulgadas pela própria Onda em seu site é possível ver o logotipo do chip da Marvell. Os controladores de entrada e saída também devem ser de outras fabricantes, mas essas informações não foram divulgadas.

É pouco provável que a Onda faça um lançamento mundial dessa placa-mãe, o preço que elas vão começar a ser comercializadas na China é de 3.299 yuan, convertido para dólar é cerca de US$465, ou aproximadamente R$1.900. Os valores convertidos estão considerando apenas a atual cotação da moeda e não está calculando nenhum tipo de possível taxa e nem impostos. Quem tiver interesse em adquirir a B250 D32-D3 vai ter que importar de sites chineses.

Via: Tom's Hardware
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.