Trend Micro divulga relatório semestral de ameaças

Durante a primeira metade do ano, houve um aumento significativo de endereços web maliciosos, passando de 1,5 bilhão no começo do ano para mais de 3,5 bilhões até junho. A América do Norte foi a maior fonte, enquanto a região da Ásia e Pacífico teve o maior número de tentativas de acesso a esses sites, que, em sua maioria, apresentam conteúdo adulto.

Os dados acabam de ser divulgados pela Trend Micro no seu Relatório Global de Ameaças do 1º semestre de 2010, a partir de informações coletadas pela infraestrutura da Trend Micro Smart Protection Network, que recebe 45 bilhões de consultas, bloqueia cinco bilhões de ameaças e processa 2.5TB de dados diariamente.



A família de malwares Zeus aparece com destaque no primeiro semestre, com centenas de novas variedades detectadas diariamente pela Trend Micro, enquanto a  botnet Koobface tornou-se a maior ameaça a redes sociais. Índia e Brasil foram identificados como os países com o maior número de computadores que se tornaram parte de uma rede zumbi.

Ainda de acordo com o levantamento, o setor da educação concentrou metade das infecções por malware. Conforme a empresa, nesse caso, equipes de TI e de segurança enfrentam o desafio de garantir a segurança de infraestruturas complexas e distribuídas, que atendem alunos não familiarizados com medidas de segurança. Em seguida, aparecem os setores governamentais e de tecnologia, cada um com 10% de todas as infecções.

Em relação ao spam, a Europa se tornou a maior fonte em todo o mundo, com 38% das ocorrências. Na sequência, vêm às regiões da Ásia e Pacífico (31%) e da América do Norte e América do Sul (ambas com 14%). Os 3% restantes vêm de regiões não identificadas.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.