Créditos: Wikimedia Commons

USB 4 é finalizado com maiores velocidades e carregamento de 100W

Novo padrão de conexão vem com transferências de dados de até 40Gbps

As especificações do padrão de conexões USB 4 foram finalizadas com maiores velocidades de transferência de dados e maior potência para recarregar as baterias dos dispositivos. Em comparação com a geração anterior, USB 3.2, a taxa de troca de informações passou de 20Gbps para 40Gbps.

Para se aproveitar das novas velocidades, é necessário ter cabos certificados USB 4 certificados pela USB-IF. O novo padrão tem retrocompatibilidade até com o USB 2.0, além de ter compatibilidade com as conexões Intel Thunderbolt 3. Isso significa que o hardware do futuro poderá se aproveitar de velocidades mais rápidas em dispositivos mais antigos compatíveis com Thunderbolt.

Conforme lembra o site Android Authority, desde a chegada da especificação USB 3 que é possível transmitir dados e vídeo usando o mesmo cabo. Apesar disso, a implementação tem sido bastante falha desde então.

O USB 4 promete mudar essa situação ao utilizar um roteamento de dados mais inteligente e eficiente. Em especial, espera-se velocidades de transferência maiores e que se mantêm por mais tempo na hora de usar um display externo de alta resolução.

Mais uma vez, a nova geração de conectores USB vem com suporte para o padrão USB Power Delivery, que permite carregar dispositivos móveis com potência de até 100W.

- Continua após a publicidade -

Ainda assim, não é espera a chegada de aparelhos com suporte para USB 4 tão cedo. Na verdade, o seu antecessor, o USB 3.2, ainda nem ganhou o mercado. Vale lembrar que o mais recente chipset topo de linha da Qualcomm, o Snapdragon 855, ainda não traz suporte para o USB 3.2.

Ainda segundo o Android Authority, a expectativa é de que os primeiros hardwares com suporte para o USB 4 chegarão no mínimo no segundo trimestre de 2020. Ainda assim, será necessário ter periféricos compatíveis com o padrão para se aproveitar das maiores velocidades.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Android Authority
Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.