Créditos: Divulgação/AMD

APUs AMD da linha Renoir devem trazer suporte a memórias LPDDR4X

Um patch recente para o Linux revelou novos detalhes sobre o hardware
Por Felipe Gugelmin 03/09/2019 08:46 | atualizado 03/09/2019 08:46 Comentários Reportar erro

Um driver gráfico do Linux liberado pela AMD no dia 28 de agosto trouxe mais detalhes sobre a linha Renoir, codinome das novas APUs da fabricante. Segundo os dados presentes na atualização, o dispositivo deve chegar aos consumidores com suporte à tecnologia de memória LPDRR4X-4266.

Esse dado mostra que os novos hardwares devem ser consideravelmente mais eficientes que a linha Picasso, cujas séries U e H trazem suporte às memórias DDR4-2400. O patch do Linux também revela que, para abarcar essa mudança, a fabricante vai apostar em um controlador de memória integrado aprimorado.

Fonte da imagem - Reprodução/Tom's Hardware

Segundo o Phoronix, as APUs Renoir devem trazer a versão 2.1 da engine DCN (Display Core Next), normalmente associada à linha de GPUs Navi. No entanto, o hardware deve se basear na arquitetura Vega, que é mais antiga e deve ser atualizada para conseguir trabalhar com padrões mais atuais de displays.

- Continua após a publicidade -

Lançamento ainda indefinido

O DCN 2.1 é compatível com o padrão VCN 2.1 e oferece suporte a resoluções 4K com taxas de atualização de até 240 Hz, ou 8K a 60 Hz — tudo isso usando um único cabo. Além disso, ele garante a compatibilidade com vídeos no formato VP9 e H265 a 4K com até 90 fps e 8K a 24 fps, bem como ao formato H.264 em 4K com taxa de reprodução a 150 fps.

Fonte da imagem - Reprodução/TechPowerUp

Fabricadas em um processo de 7 nm, as APUs Renoir não somente devem ser menores e mais potentes que as Picasso, mas também deve entregar um consumo de energia consideravelmente reduzido em comparação. Até o momento não há uma data de lançamento definida para a nova geração do hardware, mas a expectativa é que ela seja apresenta na CES 2020 para ser lançada alguns meses depois.
 

Via: Via TechPowerUp, Tom’s Hardware Fonte: Phoronix
Assuntos
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.