IBM "ressuscitará" processador Cell!

A IBM "voltou atrÁs" e decidiu retomar o desenvolvimento da linha de processadores Cell, originalmente criada pela Toshiba, Sony, além é claro da própria IBM.

No final do ano passado, a própria Big Blue, através de seu vice presidente de Computação Intensa, David Turek, comunicou ao mercado a decisão de encerrar a produção da CPU. No entanto, a IBM alega que, eventualmente, abordagem híbrida do Cell vai encontrar seu caminho no mapa de lançamentos da linha de processadores Power.

Vale ressaltar que de forma direta ou indireta, a arquitetura IBM estÁ presente em todos os 3 consoles da atual geração. Desta forma, ao que parece, a IBM planeja manter o desenvolvimento de micro processadores multi-core baseados na arquitetura Cell para o design das futuras gerações de consoles.


(IBM Cell)


"Nós queremos permanecer no segmento. Temos a intenção de permanecer no segmento", revelou Jai Menon, diretor de tecnologia de sistemas e do grupo de tecnologia da IBM.

- Continua após a publicidade -

"Eu acho que o mercado verÁ o Cell integrado ao nosso mapa de lançamentos da linha Power. Esta é a maneira correta de pensar sobre o produto ao invés de uma linha separada. Mas, certamente, estamos trabalhando com todas as empresas do segmento de jogos para fornecer nossos recursos para os consoles da próxima geração", disse Menon.

Os processadores Cell possuem um núcleo central de força, bem como oito motores de processamento sinergético especializados em operações de ponto flutuante, juntamente com uma controladora de memória Rambus XDR.

Os microprocessadores multi-core heterogêneos parecem ser o futuro das CPUs, como é o caso do AMD Fusion, além do Intel Sandy Bridge, ao integrar no mesmo die, unidades especializadas na realização de tarefas distintas, como a do processamento de grÁficos e de tarefas de processamento de dados geral.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.