Créditos: Montagem: Adrenaline

AMD envia mais chips gráficos para PC que a Nvidia pela primeira vez em 5 anos

Nvidia se mantém estável enquanto AMD apresentou crescimento expressivo no segundo trimestre

O Jon Peddie Reserach, empresa conceituada de pesquisa de mercado com foco no segmento de computação, liberou seu relatório do segundo trimestre de 2019 de chips gráficos e os números são interessantes para a AMD. A empresa superou a Nvidia no envio de chips gráficos pela primeira vez em 5 anos, resultado de um crescimento de quase 10% na comparação do primeiro e segundo trimestre. Esses números consideram apenas chips gráficos para PCs, com consoles ficando de fora, não contando vendas dos videogames Playstation e Xbox (AMD) ou Nintendo Switch (Nvidia).

Os dados contam tanto os gráficos dedicados em placas de vídeo quanto os integrados no processador, o que faz com que a Intel tenha liderança absoluta nos números, já que boa parte de seus processadores possuem chips gráficos, algo que a AMD também possui em alguns produtos e que a Nvidia não tem presença significativa.

Apesar da boa notícia para o lado vermelho da força, é bom destacar que além de manter números estáveis entre o primeiro e segundo trimestre, a Nvidia também não possui opções nos níveis mais altos de performance e custo, ou seja, produtos de maior margem de lucro. A AMD apenas recentemente introduziu os modelos Navi, com as placas RX 5700 XT e RX 5700, atingindo segmentos high-end mas ainda não alcançado os modelos mais potentes da Nvidia, e com modelos intermediários e de entrada da série 500 respondendo por um numero significativo desses envios, junto com gráficos integrados nas APUs.

- Continua após a publicidade -

Falando no mercado de computadores como um todo, apesar do aumento nos envios de 9.25%, menos computadores com gráficos dedicados foram enviados para os lojistas. Desktops e notebooks com GPUs dedicadas caíram de 29% no primeiro trimestre para 27% no segundo, de acordo com dados do JPR.

Via: tom's Hardware
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.