Créditos: Reprodução/Steam

Gears 5 vai trocar o sistema UWP pelo Win 32 em sua versão para PC

A mudança para o formato mais aberto vai facilitar a vida da comunidade dedicada a mods
Por Felipe Gugelmin 27/08/2019 08:48 | atualizado 27/08/2019 10:50 Comentários Reportar erro

Programado para chegar às lojas no dia 10 de setembro (6 para quem comprar a versão Ultimate ou ter o Game Pass Ultimate), Gears 5 traz mudanças que refletem a nova postura do Xbox em relação ao PC. O game vai deixar de lado a Plataforma Universal do Windows (UWP) e usará o sistema Win 32 que, apesar de ser mais antigo, é conhecido por ter características mais abertas e acessíveis a desenvolvedores.

A mudança foi confirmada no Twitter por TC Octus, gerente de comunidade sênior do estúdio The Coalition. Segundo ele, o Win 32 vai ser adotado tanto pela versão do jogo disponível na Windows Store (e, consequentemente, no Game Pass) quanto naquela que é oferecida aos consumidores
através do Steam.


Créditos da imagem - Reprodução/Steam

A alteração traz implicações consideráveis para Gears 5: as características mais abertas do formato devem resultar em uma comunidade de mods mais rica, por exemplo. A decisão também reflete uma mudança considerável na postura da Microsoft, que criou o UWP como forma de facilitar o desenvolvimento de aplicativos que funcionassem tanto em PCs quanto em consoles, tablets e smartphones baseados em seus sistemas.

Compromisso com o PC

A mudança também é prova que a divisão Xbox está levando a sério o compromisso firmado em maio deste ano, no qual ela afirmou que pretende aprimorar o suporte para quem joga no computador. Gears 5 deve ser somente o primeiro dos games produzidos pela empresa que estará disponível tanto na Windows Store quanto no Steam.

- Continua após a publicidade -


Créditos da imagem - Reprodução/Steam

No futuro, esse caminho deverá ser seguido por títulos como as Definitive Editions de Age of Empires e a Halo: The Master Chief Collection. Ao optar pela plataforma da Valve, os consumidores perdem o recurso Play Anywhere, que garante uma cópia dos jogos para Xbox — em contrapartida, eles garantem a compatibilidade com sistemas operacionais mais antigos, como o Windows 7.
 

Via: Windows Central Fonte: TC OCtus/Twitter
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.