Créditos: 3DMark

3DMark recebe teste de benchmark com recurso de Variable Rate Shading do DirectX 12

A aplicação da tecnologia gera um comparativo com os ganhos de desempenho com o VRS
Por Lucas Alvaro Araujo 26/08/2019 19:21 | atualizado 27/08/2019 12:14 Comentários Reportar erro

A popular ferramenta de benchmark 3DMark recebeu uma atualização recentemente onde foi adicionado um novo recurso para testes gráficos, desta vez dedicado a tecnologia conhecida como Variable Rate Shading (VRS), ou Sombreamento de Taxa Variável. 

O recurso que permite aos desenvolvedores dedicarem o desempenho gráfico às partes onde o jogador mais olha durante o gameplay é capaz de reduzir o nível de detalhes em diferentes partes do quadro sem a necessidade de ter uma perda grande da qualidade de imagem geral. Desta forma, é possível combinar taxas de sombreamento mais baixas para atingir um desempenho melhor de GPU sem a necessidade de sacrificar os gráficos do game. 

A atualização habilita o uso da tecnologia pelo DirectX 12, adicionada recentemente, e propõe comparações de imagem com o VRS ligado e desligado. Para isso, a cena do teste passa por duas etapas diferentes e depois estabelece a taxa média de quadros para cada e informa o desempenho obtido com o uso do recurso. 

Nas imagens divulgadas pelo próprio 3DMark é possível identificar a diferença na taxa de sombreamento quando a tecnologia é ativada, principalmente nos pontos fora do foco da câmera e do jogador. A mudança que em alguns casos é mais sutil que outros pode desagradar algumas pessoas mais exigentes na questão gráfica, entretanto, muitas vezes o ganho de desempenho ao utilizar o recurso acaba sendo um diferencial bem interessante.  

- Continua após a publicidade -

VRS On / VRS Off

Em uma outra imagem é possível entender melhor como é feito o VRS em uma cena. Objetos mais afastados (em azul) recebem um sombreamento de 4 X 4 pixels, aquilo que está à uma distância considerada “média”, o sombreamento é ajustado para 2 X 2, e vermelho para objetos próximos com sombreamento 1 X 1.

O novo teste do 3DMark já está disponível para todos que possuem o software. Caso você tenha interesse em adquiri-lo, vale aproveitar a oferta de 75% de desconto na Advanced Edition que está saindo por R$ 14,49 no Steam. Mas se preferir fazer um teste antes, também é possível baixar a sua versão gratuita na plataforma digital. 

Para mais informações sobre o teste e a tecnologia do VRS, confira a nota oficial da UL nesse link aqui.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: UL
Tags
  • Redator: Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro virou jornalista pelo amor aos games e o desejo de escrever seus próprios roteiros para jogos com nota máxima no Metacritic. Apesar de ter atuado como designer e desenvolvedor de jogos durante dois anos, a paixão pela redação o trouxe para "os bastidores", onde está adquirindo experiência e aprendizado nos mais diversos segmentos da tecnologia. E é dessa forma que pretende se tornar especialista na área e descobrir o que fazer quando os robôs começarem a dominar o mundo.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.