TDK desenvolve mídia óptica de 1 terabyte

Imagine uma mídia com capacidade cerca de 20 vezes maior que a de um Blu-ray com camada dupla. Foi o que demonstrou a TDK durante a feira CEATEC 2010, em Tóquio, no Japão.

O disco é formado por 16 camadas em cada lado, cada uma capaz de armazenar 32GB, o que soma um total de 1TB de espaço para armazenamento.


Imagem: Engadget

De acordo com o Engadget, os discos são fabricados com um material que jÁ é utilizado nos Blu-rays, porém, possuem pouco mais do dobro da espessura, o que pode prejudicar a leitura dos dados nos equipamentos atuais.

De qualquer forma, a TDK afirmou que o uso comercial da novidade depende das fabricantes de discos, sem revelar nenhuma previsão concreta de quando isso pode acontecer. Enquanto isso, a Sony prepara uma tecnologia que deverÁ ser a sucessora do Blu-ray: feixes de lasers azul-violeta 100 vezes mais potentes que o atuais. A companhia estÁ testando o novo padrão para usÁ-lo em discos que também podem chegar a 1TB de capacidade.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.